A terrível história que originou uma ótima música "lado b" do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de agosto de 2024
Lançado em janeiro de 1994, "Cross Purposes" é o décimo sexto disco de estúdio do Black Sabbath. Álbum que marca o retorno do vocalista Tony Martin, que ficou fora do Sabbath entre 1991 e 1992, "Cross Purposes" é um bom álbum, que apresenta em seu tracklist uma das músicas mais subestimadas da carreira do grupo fundado pelo guitarrista Tony Iommi: "The Hand That Rocks The Cradle".
Black Sabbath - Mais Novidades
Embora tenha o mesmo nome de um famoso filme de terror (que no Brasil foi lançado como "A Mão Que Balança o Berço"), "The Hand That Rocks The Cradle" não tem nada a ver com o filme em questão. A letra de "The Hand That Rocks The Cradle" se baseia em um caso chocante que aconteceu na Inglaterra no início da década de 1990.
A protagonista da história que inspirou "The Hand That Rocks The Cradle" é Beverley Allitt, enfermeira conhecida como "Anjo da Morte", que assassinou quatro bebês enquanto trabalhava na ala infantil de um hospital localizado em Lincolnshire (Inglaterra). De acordo com artigo publicado no jornal The Guardian, Beverley também tentou assassinar outras três crianças e causou danos graves a outras seis.
O mesmo artigo do The Guardian afirma que quando cometeu os crimes, Beverley foi diagnosticada como portadora da Síndrome de Münchhausen por Procuração. Segundo o pediatra Roy Meadow, a doença trata-se de "uma forma de abuso infantil, onde seus cuidadores provocam de forma deliberada, ou informam falsamente, a existência de alguma doença em crianças como forma de chamarem a atenção para si mesmos".
Beverley recebeu treze condenações de prisão perpétua e encontra-se presa no Rampton Secure Hospital.
"Fiz uma [música] chamada ‘The Hand That Rocks The Cradle’, que era [o mesmo nome de] um filme, mas não era sobre o filme. Tivemos uma enfermeira na Inglaterra que matou algumas crianças sob seus cuidados e me pareceu apropriado escrever sobre esse tipo de coisa sombria. Não sobre ela e nem sobre as crianças que ela matou, mas sobre o cuidado que as enfermeiras deveriam ter com alguém e depois abusam desse tipo de cuidado (...). Isso inspirou essa música em particular", afirmou Tony Martin, ex-vocalista do Black Sabbath, durante recente entrevista concedida ao site sueco RockSverige.
Apesar de ser uma das canções mais interessantes de "Cross Purposes", "The Hand That Rocks The Cradle" nunca foi tocada ao vivo pelo Black Sabbath, ao menos de acordo com dados publicados no site Setlist.FM.
"Cross Purposes" foi gravado por Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo), Bobby Rondinelli (bateria) e Geoff Nicholls (teclado). Confira uma resenha sobre o disco na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
Black Sabbath, era Tony Martin, "Cross Purposes"
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath


