A terrível história que originou uma ótima música "lado b" do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de agosto de 2024
Lançado em janeiro de 1994, "Cross Purposes" é o décimo sexto disco de estúdio do Black Sabbath. Álbum que marca o retorno do vocalista Tony Martin, que ficou fora do Sabbath entre 1991 e 1992, "Cross Purposes" é um bom álbum, que apresenta em seu tracklist uma das músicas mais subestimadas da carreira do grupo fundado pelo guitarrista Tony Iommi: "The Hand That Rocks The Cradle".
Black Sabbath - Mais Novidades
Embora tenha o mesmo nome de um famoso filme de terror (que no Brasil foi lançado como "A Mão Que Balança o Berço"), "The Hand That Rocks The Cradle" não tem nada a ver com o filme em questão. A letra de "The Hand That Rocks The Cradle" se baseia em um caso chocante que aconteceu na Inglaterra no início da década de 1990.
A protagonista da história que inspirou "The Hand That Rocks The Cradle" é Beverley Allitt, enfermeira conhecida como "Anjo da Morte", que assassinou quatro bebês enquanto trabalhava na ala infantil de um hospital localizado em Lincolnshire (Inglaterra). De acordo com artigo publicado no jornal The Guardian, Beverley também tentou assassinar outras três crianças e causou danos graves a outras seis.
O mesmo artigo do The Guardian afirma que quando cometeu os crimes, Beverley foi diagnosticada como portadora da Síndrome de Münchhausen por Procuração. Segundo o pediatra Roy Meadow, a doença trata-se de "uma forma de abuso infantil, onde seus cuidadores provocam de forma deliberada, ou informam falsamente, a existência de alguma doença em crianças como forma de chamarem a atenção para si mesmos".
Beverley recebeu treze condenações de prisão perpétua e encontra-se presa no Rampton Secure Hospital.
"Fiz uma [música] chamada ‘The Hand That Rocks The Cradle’, que era [o mesmo nome de] um filme, mas não era sobre o filme. Tivemos uma enfermeira na Inglaterra que matou algumas crianças sob seus cuidados e me pareceu apropriado escrever sobre esse tipo de coisa sombria. Não sobre ela e nem sobre as crianças que ela matou, mas sobre o cuidado que as enfermeiras deveriam ter com alguém e depois abusam desse tipo de cuidado (...). Isso inspirou essa música em particular", afirmou Tony Martin, ex-vocalista do Black Sabbath, durante recente entrevista concedida ao site sueco RockSverige.
Apesar de ser uma das canções mais interessantes de "Cross Purposes", "The Hand That Rocks The Cradle" nunca foi tocada ao vivo pelo Black Sabbath, ao menos de acordo com dados publicados no site Setlist.FM.
"Cross Purposes" foi gravado por Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo), Bobby Rondinelli (bateria) e Geoff Nicholls (teclado). Confira uma resenha sobre o disco na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps