A terrível história que originou uma ótima música "lado b" do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de agosto de 2024
Lançado em janeiro de 1994, "Cross Purposes" é o décimo sexto disco de estúdio do Black Sabbath. Álbum que marca o retorno do vocalista Tony Martin, que ficou fora do Sabbath entre 1991 e 1992, "Cross Purposes" é um bom álbum, que apresenta em seu tracklist uma das músicas mais subestimadas da carreira do grupo fundado pelo guitarrista Tony Iommi: "The Hand That Rocks The Cradle".
Black Sabbath - Mais Novidades
Embora tenha o mesmo nome de um famoso filme de terror (que no Brasil foi lançado como "A Mão Que Balança o Berço"), "The Hand That Rocks The Cradle" não tem nada a ver com o filme em questão. A letra de "The Hand That Rocks The Cradle" se baseia em um caso chocante que aconteceu na Inglaterra no início da década de 1990.
A protagonista da história que inspirou "The Hand That Rocks The Cradle" é Beverley Allitt, enfermeira conhecida como "Anjo da Morte", que assassinou quatro bebês enquanto trabalhava na ala infantil de um hospital localizado em Lincolnshire (Inglaterra). De acordo com artigo publicado no jornal The Guardian, Beverley também tentou assassinar outras três crianças e causou danos graves a outras seis.
O mesmo artigo do The Guardian afirma que quando cometeu os crimes, Beverley foi diagnosticada como portadora da Síndrome de Münchhausen por Procuração. Segundo o pediatra Roy Meadow, a doença trata-se de "uma forma de abuso infantil, onde seus cuidadores provocam de forma deliberada, ou informam falsamente, a existência de alguma doença em crianças como forma de chamarem a atenção para si mesmos".
Beverley recebeu treze condenações de prisão perpétua e encontra-se presa no Rampton Secure Hospital.
"Fiz uma [música] chamada ‘The Hand That Rocks The Cradle’, que era [o mesmo nome de] um filme, mas não era sobre o filme. Tivemos uma enfermeira na Inglaterra que matou algumas crianças sob seus cuidados e me pareceu apropriado escrever sobre esse tipo de coisa sombria. Não sobre ela e nem sobre as crianças que ela matou, mas sobre o cuidado que as enfermeiras deveriam ter com alguém e depois abusam desse tipo de cuidado (...). Isso inspirou essa música em particular", afirmou Tony Martin, ex-vocalista do Black Sabbath, durante recente entrevista concedida ao site sueco RockSverige.
Apesar de ser uma das canções mais interessantes de "Cross Purposes", "The Hand That Rocks The Cradle" nunca foi tocada ao vivo pelo Black Sabbath, ao menos de acordo com dados publicados no site Setlist.FM.
"Cross Purposes" foi gravado por Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo), Bobby Rondinelli (bateria) e Geoff Nicholls (teclado). Confira uma resenha sobre o disco na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Exodus divulga "3111", faixa de seu próximo disco de estúdio
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina

Black Sabbath, era Tony Martin, "Cross Purposes"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


