Cliff Burton era "o maestro" do Metallica, segundo Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de agosto de 2024
Segundo registro de estúdio do Metallica, o clássico "Ride The Lightning" é um dos álbuns mais influentes da história do Thrash Metal. Gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria), "Ride The Lightning" é um disco pesado e agressivo, que apresenta doses de melodia e técnica.
Boa parte da evolução musical que o Metallica apresenta em sua segunda obra-prima pode ser creditada ao lendário Cliff Burton, que se juntou ao quarteto fundado por James e Lars em 1982.
"Cliff estudou música na faculdade", disse Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, em uma entrevista concedida à Guitar World em 2016. "Eu tinha uma noção de teoria musical, graças ao Joe [Satriani, guitarrista que deu aulas para Kirk], mas Cliff foi até o fim e aprendeu teoria musical e tudo o mais. Ele gostava muito de harmonias. James realmente absorveu a questão da harmonia dupla e a levou a sério. Ele fez disso uma coisa sua, mas originalmente era do Cliff. Cliff também inspirou muito James no contraponto e nos conceitos rítmicos", acrescentou o guitarrista.
O guitarrista Scott Ian, guitarrista e um dos membros fundadores da banda de Thrash Metal Anthrax, falou sobre Cliff à Metal Hammer. Segundo Scott, o finado baixista (que era seu amigo) ensinou coisas importantes aos integrantes do Metallica.
"Cliff foi quem realmente os ensinou sobre melodia. Cliff era o maestro. Ele era realmente talentoso e estava pensando além do Thrash e do Metal. Ele sempre usava uma camiseta do R.E.M. e um broche do Lynyrd Skynyrd em sua jaqueta jeans, e isso dá uma ideia de onde sua cabeça estava", afirmou o carismático guitarrista.
Lars Ulrich, o baterista dinamarquês que fundou o Metallica (junto de James Hetfield) reconhece que se não fosse por Cliff, as coisas poderiam ser diferentes.
"Cliff afetou a todos nós de várias maneiras com sua mente aberta e foi responsável por muitas das mudanças de ‘Kill 'Em All’ para ‘Ride The Lightning’. Nunca teríamos nos tornado a banda que éramos sem ele", relatou o batera.
Infelizmente, Cliff partiu deste mundo em setembro de 1986, por conta de um terrível acidente automobilístico. Quando faleceu, o talentoso músico tinha apenas 24 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps