Cliff Burton era "o maestro" do Metallica, segundo Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de agosto de 2024
Segundo registro de estúdio do Metallica, o clássico "Ride The Lightning" é um dos álbuns mais influentes da história do Thrash Metal. Gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria), "Ride The Lightning" é um disco pesado e agressivo, que apresenta doses de melodia e técnica.
Metallica - Mais Novidades
Boa parte da evolução musical que o Metallica apresenta em sua segunda obra-prima pode ser creditada ao lendário Cliff Burton, que se juntou ao quarteto fundado por James e Lars em 1982.
"Cliff estudou música na faculdade", disse Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, em uma entrevista concedida à Guitar World em 2016. "Eu tinha uma noção de teoria musical, graças ao Joe [Satriani, guitarrista que deu aulas para Kirk], mas Cliff foi até o fim e aprendeu teoria musical e tudo o mais. Ele gostava muito de harmonias. James realmente absorveu a questão da harmonia dupla e a levou a sério. Ele fez disso uma coisa sua, mas originalmente era do Cliff. Cliff também inspirou muito James no contraponto e nos conceitos rítmicos", acrescentou o guitarrista.
O guitarrista Scott Ian, guitarrista e um dos membros fundadores da banda de Thrash Metal Anthrax, falou sobre Cliff à Metal Hammer. Segundo Scott, o finado baixista (que era seu amigo) ensinou coisas importantes aos integrantes do Metallica.
"Cliff foi quem realmente os ensinou sobre melodia. Cliff era o maestro. Ele era realmente talentoso e estava pensando além do Thrash e do Metal. Ele sempre usava uma camiseta do R.E.M. e um broche do Lynyrd Skynyrd em sua jaqueta jeans, e isso dá uma ideia de onde sua cabeça estava", afirmou o carismático guitarrista.
Lars Ulrich, o baterista dinamarquês que fundou o Metallica (junto de James Hetfield) reconhece que se não fosse por Cliff, as coisas poderiam ser diferentes.
"Cliff afetou a todos nós de várias maneiras com sua mente aberta e foi responsável por muitas das mudanças de ‘Kill 'Em All’ para ‘Ride The Lightning’. Nunca teríamos nos tornado a banda que éramos sem ele", relatou o batera.
Infelizmente, Cliff partiu deste mundo em setembro de 1986, por conta de um terrível acidente automobilístico. Quando faleceu, o talentoso músico tinha apenas 24 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora

Em 27/09/1986: o inesquecível Cliff Burton morria de forma trágica
5 capas inusitadas de álbuns de rock
Megadeth pode tocar "Ride the Lightning" nos shows da última turnê, aponta Dave Mustaine
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman", do Metallica
Metallica: 25 fatos que apenas os apaixonados pela banda conhecem


