O verso que James Hetfield fez para refrão de "Enter Sandman" que produtor vetou
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de setembro de 2024
Durante o processo de criação de "Enter Sandman", uma das faixas mais emblemáticas do "Black Album" (1991), James Hetfield, vocalista e guitarrista do Metallica, trouxe uma ideia ousada e sombria para a letra da música.
Inicialmente, Hetfield pensou em um tema pesado para acompanhar o tom obscuro do riff criado pelo guitarrista Kirk Hammett: uma história de infanticídio, em que o Sandman (uma figura lendária do folclore) chegaria à noite para matar um bebê enquanto dormia no berço.
Essa versão, no entanto, não agradou o produtor Bob Rock, que foi chamado para trabalhar com a banda em seu álbum mais comercial até então. Rock considerou a letra "sombria demais" para se conectar com o público e, em entrevista resgatada pelo site Loudwire, comentou que o tema, além de extremo, não tinha uma conexão emocional com o próprio Hetfield.
O verso "Off to never never land" (Vá para a Terra do Nunca), que acabou se tornando um dos mais icônicos da música, era originalmente "Disrupt the perfect family" (Destrua a família perfeita), o que gerava uma atmosfera muito mais perturbadora.
Hetfield, relutante no início, acatou a sugestão de Rock e reescreveu a letra. Sem abrir mão do clima sombrio, ele optou por uma abordagem psicológica, retratando uma criança sendo manipulada por histórias contadas por adultos, especialmente sobre o próprio Sandman. "Sabe quando você acorda com aquelas remelas nos olhos? Isso supostamente é colocado pelo Sandman para fazer você sonhar. O personagem na música conta isso para a criança, que se assusta e não consegue mais dormir. O efeito é o oposto", revelou Hetfield.
Segundo o baterista Lars Ulrich, Enter Sandman foi a "base que guiou todo o ‘Black Album’". Lançada como single em 29 de julho de 1991, a música marcou um ponto de virada para a banda, sendo o primeiro grande sucesso comercial do Metallica, levando a banda a um novo patamar de popularidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps