Como Brian May e Queen influenciaram Thom Yorke do Radiohead, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de setembro de 2024
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, revelou em entrevista como sua paixão pela banda Queen moldou sua decisão de se tornar músico. Em conversa com a BBC Radio 4 (via Loudersound), no programa Desert Island Discs, Yorke compartilhou que foi a lendária "Bohemian Rhapsody" que acendeu a faísca de seu sonho de ser uma estrela do rock.
"Eu era obcecado pelo Queen quando Bohemian Rhapsody foi lançada", contou Yorke. "Eu deitava na frente dessas caixas de som enormes na casa de um amigo, e nós ouvíamos Bohemian Rhapsody... Naquele momento, eu decidi: 'Sim, é isso que eu vou fazer'."
Apesar dessa inspiração inicial, Yorke não imaginava que seria vocalista. "Eu não me via como alguém que poderia se colocar na frente de um microfone", confessou. "Eu era muito fã do Queen, mas nunca me vi como Freddie Mercury. Eu sempre era o Brian May na minha cabeça, surpreendentemente."
Anteriormente, Yorke lembrou com humor o impacto de Brian May em sua adolescência. "Eu só pensava: 'Eu quero aquela guitarra'. Na verdade, eu o conheci e disse: 'Você sabe, você é a razão pela qual eu passava meses e meses na minha garagem tentando construir uma maldita guitarra. Eu não tinha ferramentas adequadas, só uma maldita serra e umas coisinhas de latão para lixar as bordas.'"
A tentativa de construir o instrumento não foi muito bem-sucedida. "Foi literalmente cortada de qualquer jeito com uma serra – ficou terrível", contou rindo. "Logo depois, meu pai teve pena de mim e comprou uma guitarra."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps