Bon Scott, do AC/DC, elegeu uma música do Kiss como a pior que já foi gravada
Por Bruce William
Postado em 10 de setembro de 2024
Desde seu surgimento até o início dos anos setenta, o Rock se manteve popular entre os jovens, apresentando o som da rebeldia e da inovação. Bandas históricas como The Beatles, Led Zeppelin, The Who e Queen definiram o gênero com álbuns que se tornaram marcos da música. Subgêneros como o Rock Progressivo e o Hard Rock também ganharam força, com bandas como Black Sabbath e Pink Floyd elevando o nível artístico do gênero e atraindo legiões de fãs ao redor do mundo. O Rock imperava no gosto popular, e parecia que seu reinado nunca terminaria.
No entanto, à medida que a década de 70 avançava e os anos oitenta chegavam, o Rock começou a perder terreno para outras manifestações artístico-sonoras como a Disco Music. A febre da dança tomou conta das rádios e das pistas, e muitos músicos de Rock sentiram a pressão de adaptar seu som para continuar relevantes. Os Rolling Stones, por exemplo, lançaram "Miss You", um hit claramente influenciado pela Disco. O Yes, que até então era uma das bandas mais inovadoras do Rock Progressivo, também optou por uma sonoridade mais comercial em "Owner Of A Lonely Heart", mostrando como o gênero estava se adaptando às novas demandas do público.

Poucas bandas se mantiveram sempre fiéis às suas raízes, e uma delas é o AC/DC. Mesmo com a ascensão da Disco Music e as mudanças no cenário musical, a banda continuou a entregar o mesmo Rock direto e poderoso que os tornou famosos em álbuns como "Let There Be Rock" e "Highway To Hell". Com uma sonoridade inconfundível e uma atitude que rejeitava modismos, o AC/DC seguiu firme em sua missão de manter o espírito do Rock'N'Roll sempre vivo e vibrante.
Bon Scott havia se impressionado com números que o AC/DC teria como padrão no futuro
É notório que várias bandas famosas abriram para o Kiss nos anos setenta, e dentre elas está justamente o AC/DC, que impressionou Paul Stanley com seus shows energéticos e intensos: Muitas bandas tentaram copiar, mas o AC/DC é o original - e eu soube disso desde a primeira vez que os vi. Foi no Whisky A Go Go, em Los Angeles, em meados dos anos setenta. Eles eram tão pesados, e o nível de adrenalina era simplesmente insano. A quantidade de energia que o Angus gastava no palco era inacreditável. Tipo, dava para ver o suor voando dele! Você ficava pensando que ele estava possuído - uma possessão demoníaca, mesmo! E o Bon tinha um estilo único: era meio que o encrenqueiro carismático. O tipo de cara que todo mundo olhava e pensava: 'Caramba, queria ter um amigo assim…'"
Gene Simmons também se impressionou ao assistir o AC/DC ao vivo pela primeira vez: "Eu os vi tocando em um clube bem pequeno em Los Angeles. Eu estava lá por acaso, e tudo o que me lembro é de estar muito perto do palco. Eu estava na frente [do palco], e mesmo nas pausas entre as músicas, lá estava Angus, correndo pelo palco. Não posando, apenas se deixando levar, como alguém em transe. Eu disse: 'Esse cara é rock n roll! Esse cara é de verdade.'"
O vocalista Bon Scott citou esta visita de Gene ao falar, durante uma entrevista, sobre os então vindouros shows que o AC/DC faria abrindo para o Kiss: "Eu assisti eles em Londres ano passado. Bem espetacular! Aquele cara... Qual é o nome dele mesmo? Qual é o nome do baixista do Kiss? Alguém me diz o nome do baixista do Kiss, o cara é famoso [risos]! Ele apareceu em um de nossos shows no Whiskey, em Hollywood, para nos ver tocando. Aí ele chegou para nós e disse: 'Estou de olho na sua banda. Nós vamos sair em turnê em dezembro, e queremos vocês com a gente.' E eles tocam para, tipo, 80 mil pessoas! Então os shows deverão ser incríveis", disse um entusiasmado Bon, sem ter ideia que números assim ou muito maiores se tornariam o padrão para os shows do AC/DC no futuro...
Apesar de ter declarado que adorou o show do Kiss que assistiu, Bon não se furtou a criticar a banda em uma entrevista de 1980, resgatada pela Far Out, onde ele fala sobre a cena musical da época e acaba citando "I Was Made For Lovin' You" do Kiss: "O que aconteceu com eles? Perderam alguma aposta? Pessoalmente, acho que eles deveriam ser processados por essa música. Provavelmente é a pior canção já gravada."
Lançada no álbum "Dynasty", de 1979, "I Was Made For Lovin' You" nasceu durante uma noite em que Paul Stanley estava curtindo a noite em uma casa noturna: "Na época, acho que talvez tivéssemos perdido um pouco do nosso lado Rock e estávamos um pouco mais preocupados em conseguir a aceitação dos colegas, e isso é sempre uma ideia envenenada, porque você nunca deve abandonar as pessoas que amam você por aquelas que não te amam."
Apesar das ressalvas da própria banda em relação à música - Gene Simmons também revelou odiar a canção - "I Was Made For Lovin' You" foi um de seus maiores sucessos: chegou a #11 na Billboard, e foi a última música do Kiss a entrar no top 40 das paradas de sucesso até a power balada "Forever", de 1989.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser


"I Was Made For Lovin' You", do Kiss, ultrapassa um bilhão de views no YouTube
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
A música do Kiss que Gene Simmons adorou até descobrir o mico que ele teria que pagar


