"I Want To Break Free" do Queen e o sentimento de busca por liberdade
Por Lucas Monteiro
Postado em 04 de setembro de 2024
No ano de 1984, a banda Queen lançava The Works, o seu décimo primeiro álbum de estúdio. O disco contém grandes sucessos da banda, a exemplo de: "Radio Ga Ga’’ e "Hammer to Fall". A icônica "I want to break free" fazia parte do lado B do disco e ganhou um dos videoclipes mais marcantes da banda. A faixa possui uma versão single, diferente do disco, e uma versão estendida com mais de seis minutos de duração. Ao longo dos anos, a música ficou fortemente associada a questões de sexualidade, sendo inclusive mencionada na lista da Billboard dos "70 Maiores Hinos LGBTQ+ de todos os tempos".
A letra foi escrita pelo baixista John Deacon, que escreve a partir da perspectiva de uma pessoa que busca a liberdade e vive uma realidade frustrante. O videoclipe foi dirigido por David Mallet e o conceito foi proposto pelo baterista Roger Taylor, consistindo em uma paródia da série de televisão britânica Coronation Street. Os integrantes do Queen aparecem vestidos como mulheres, um recurso comum no humor britânico, e realizam tarefas domésticas em uma típica casa suburbana britânica. A segunda parte do vídeo inclui uma composição ensaiada e performada com integrantes do Royal Ballet, coreografada por Wayne Eagling.
O recurso cômico foi bem compreendido no Reino Unido, entretanto não foi bem recebido em outras partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, país em que o vídeo chegou a ser banido de emissoras por ser considerado inapropriado. Apesar de a proposta da faixa não ser abordar diretamente o tema de repressões sexuais, a mensagem foi incorporada para o público que se identifica com estas questões, se tornando um símbolo marcante. Independente da intencionalidade original do autor, a canção traz a importante mensagem do sentimento de busca por liberdade e afirmação pessoal frente às adversidades cotidianas.
Referências
Wikipedia
Billboard
Rolling Stones
Dangerous Mind
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps