Joe Satriani e Steve Vai gostam de "Iron Man" do Black Sabbath? Jerry Cantrell opina
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de outubro de 2024
Em uma entrevista recente ao site AllMusic (via Ultimate Guitar), Jerry Cantrell, guitarrista do Alice in Chains, foi questionado sobre a relevância dos riffs na música atual e o foco que muitos guitarristas modernos colocam na técnica em vez da musicalidade.
Para Cantrell, o equilíbrio entre simplicidade e virtuosismo é essencial. "Acho que todos nós ainda somos 'cabeças de riffs básicos', no fundo. Mesmo os caras super virtuosos conseguem reconhecer o poder de um riff simples", disse ele.
Alice In Chains - Mais Novidades
Cantrell destacou que um bom riff não precisa ser tecnicamente complexo para se destacar, citando exemplos da história do rock. "Tenho certeza de que Joe Satriani acha 'Iron Man' [do Black Sabbath] um riff bem legal. Tenho certeza de que Steve Vai também acha. E tenho certeza de que os dois tocaram essa música exaustivamente – assim como eu."
Para o guitarrista, músicas com riffs marcantes e arranjos simples podem ser tão poderosas quanto aquelas com alto nível de dificuldade técnica. Segundo Cantrell, o equilíbrio entre simplicidade e habilidade técnica pode criar uma combinação "poderosa" nas mãos certas.
Com mais de três décadas de carreira, Jerry Cantrell é conhecido por compor alguns dos riffs mais marcantes do rock dos anos 1990, como "Man in the Box", "Them Bones" e "Would?" com o Alice in Chains. Na entrevista, ele também comentou que, apesar de sua preferência por riffs mais simples, músicos com habilidades técnicas avançadas continuam a valorizar a estrutura dessas composições mais diretas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps