Andreas Kisser faz matéria na Folha de São Paulo sobre morte assistida de Antonio Cicero
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de outubro de 2024
Caso você esteja passando por dificuldades, procure o CVV (Centro de Valorização da Vida), através do telefone 188 ou do site do CVV. O Centro de Valorização da Vida funciona 24 horas por dia.
Em um texto publicado na Folha de São Paulo, o guitarrista e compositor Andreas Kisser, do Sepultura, falou sobre a recente morte do poeta Antonio Cicero, que optou pelo suicídio assistido na Suíça.
Sepultura - Mais Novidades
O artigo, datado de 24 de outubro, surgiu em um momento marcante, coincidindo com a realização do Patfest, um festival que celebra a dignidade no final da vida e arrecada fundos para iniciativas de cuidados paliativos e que foi idealizado depois da morte de Patrícia Kisser, sua ex-esposa, que faleceu devido ao câncer em 2022.
Kisser destaca a coragem de Cicero em expor suas razões para essa escolha, enfatizando a dignidade e o respeito à sua própria finitude. Em sua carta, o poeta compartilhou que sua decisão foi influenciada pela progressão do Alzheimer, que já afetava sua memória. Para Kisser, essa declaração reflete uma sensibilidade rara e uma vontade de agir de acordo com suas convicções, mesmo diante da adversidade.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
No artigo, Kisser critica a falta de diálogo sobre temas delicados como a morte digna e o suicídio assistido no Brasil. Ele aponta que, enquanto países como Colômbia e Equador já avançaram nessas questões, o Brasil ainda se vê preso a preconceitos e superstições, frequentemente alimentados por dogmas religiosos. Kisser destaca a necessidade de abrir espaço para conversas sobre o direito de morrer e os cuidados paliativos, essenciais para aqueles que enfrentam doenças terminais.
"Por que não falamos sobre a morte? Por que temos medo de discutir eutanásia e suicídio assistido?" questiona Kisser, enfatizando que a mudança começa na comunicação. Ele acredita que um diálogo mais aberto pode ajudar a construir uma sociedade mais unida e atenta às complexidades da vida e da morte.
Ao final de sua reflexão, Kisser comenta sobre a esperança de que a mensagem deixada por Cicero sensibilize a sociedade e impulsione uma discussão necessária sobre os direitos de escolha no Brasil. Ele destaca que essa luta não deve ser apenas dos políticos, mas de todos os cidadãos. "A morte é a nossa grande professora", conclui, ressaltando a importância de integrar o tema à vida cotidiana.
Caso você esteja passando por dificuldades, procure o CVV (Centro de Valorização da Vida), através do telefone 188 ou do site do CVV. O Centro de Valorização da Vida funciona 24 horas por dia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O disco do Led Zeppelin que Jimmy Page considera perfeito; "Um clássico absoluto"
Nuno Bettencourt achou "um pesadelo" tocar com o equipamento de Eddie Van Halen
O maior letrista da geração do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Herbert Vianna


O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Dave Grohl sobe ao palco com o Sepultura em último show nos Estados Unidos
Como Max Cavalera aprendeu inglês tendo abandonado a escola aos 12 anos de idade
A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra

