Por quais razões o Exodus não decolou, segundo Kirk Hammett
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2024
Um dos nomes mais famosos do cenário da música pesada, Kirk Hammett é mundialmente conhecido por ser o guitarrista do Metallica. Ao longo de sua trajetória, Kirk gravou trabalhos que marcaram época, como "Kill 'Em All", "Ride the Lightning", "Master of Puppets" e "Metallica" (também chamado de "Black Album").
Metallica - Mais Novidades
Embora tenha passado praticamente toda a sua vida profissional na banda fundada por James Hetfield e Lars Ulrich, Kirk integrou outro grupo: trata-se do Exodus, pioneiro do Thrash Metal e responsável por um dos maiores clássicos do estilo, "Bonded by Blood" (1985). Kirk deixou o Exodus em abril de 1983, quando foi escolhido como substituto de Dave Mustaine no Metallica.
O Exodus, sem dúvidas, apresenta muitas qualidades. No entanto, o quinteto nunca alcançou o sucesso de alguns de seus contemporâneos, como Megadeth ou Slayer (para não citar o inatingível Metallica).
Por que o Exodus nunca foi tão grande como poderia ter sido? Kirk tentou responder essa pergunta à Metal Hammer.
"Os problemas com drogas, os problemas com a gravadora... Acho que, quando eles tiveram algum impulso, houve um pequeno intervalo entre os lançamentos dos álbuns, então eles não conseguiram retomar esse impulso. Houve um momento em que eles não lançaram nenhum álbum por alguns anos, e acho que isso foi prejudicial para a carreira deles."
O período citado por Kirk provavelmente refere-se ao intervalo entre os lançamentos de "Bonded by Blood" e "Pleasures of the Flesh". O primeiro foi lançado em abril de 1985, e o segundo, em outubro de 1987.
Adiante, Kirk também contou como imagina que seria o futuro do Exodus caso ele não tivesse saído da banda. De acordo com a projeção do guitarrista, alguns problemas que impediram o crescimento do conjunto não existiriam.
"Não haveria dois ou três anos entre os álbuns. E não haveria o problema com as drogas que eles vivenciaram. Não estou dizendo que sou um anjo, mas às vezes eu recuo."
Atualmente o Exodus conta com Steve "Zetro" Souza (vocal), Gary Holt (guitarra), Lee Altus (guitarra), Jack Gibson (baixo) e Tom Hunting (bateria). O último trabalho do grupo é "Persona Non Grata", de 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A baterista bastante criticada que Dave Grohl comparou a John Bonham e Ringo Starr
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer


As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
O clássico do thrash metal que fez Prika Amaral, da Nervosa, querer tocar guitarra
Por quantos segundos cada título de música do Metallica é cantado em sua própria letra?
Altura: saiba quanto medem 10 ícones "baixinhos" do rock e metal
Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos


