Por quais razões o Exodus não decolou, segundo Kirk Hammett
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2024
Um dos nomes mais famosos do cenário da música pesada, Kirk Hammett é mundialmente conhecido por ser o guitarrista do Metallica. Ao longo de sua trajetória, Kirk gravou trabalhos que marcaram época, como "Kill 'Em All", "Ride the Lightning", "Master of Puppets" e "Metallica" (também chamado de "Black Album").
Embora tenha passado praticamente toda a sua vida profissional na banda fundada por James Hetfield e Lars Ulrich, Kirk integrou outro grupo: trata-se do Exodus, pioneiro do Thrash Metal e responsável por um dos maiores clássicos do estilo, "Bonded by Blood" (1985). Kirk deixou o Exodus em abril de 1983, quando foi escolhido como substituto de Dave Mustaine no Metallica.
O Exodus, sem dúvidas, apresenta muitas qualidades. No entanto, o quinteto nunca alcançou o sucesso de alguns de seus contemporâneos, como Megadeth ou Slayer (para não citar o inatingível Metallica).
Por que o Exodus nunca foi tão grande como poderia ter sido? Kirk tentou responder essa pergunta à Metal Hammer.
"Os problemas com drogas, os problemas com a gravadora... Acho que, quando eles tiveram algum impulso, houve um pequeno intervalo entre os lançamentos dos álbuns, então eles não conseguiram retomar esse impulso. Houve um momento em que eles não lançaram nenhum álbum por alguns anos, e acho que isso foi prejudicial para a carreira deles."
O período citado por Kirk provavelmente refere-se ao intervalo entre os lançamentos de "Bonded by Blood" e "Pleasures of the Flesh". O primeiro foi lançado em abril de 1985, e o segundo, em outubro de 1987.
Adiante, Kirk também contou como imagina que seria o futuro do Exodus caso ele não tivesse saído da banda. De acordo com a projeção do guitarrista, alguns problemas que impediram o crescimento do conjunto não existiriam.
"Não haveria dois ou três anos entre os álbuns. E não haveria o problema com as drogas que eles vivenciaram. Não estou dizendo que sou um anjo, mas às vezes eu recuo."
Atualmente o Exodus conta com Steve "Zetro" Souza (vocal), Gary Holt (guitarra), Lee Altus (guitarra), Jack Gibson (baixo) e Tom Hunting (bateria). O último trabalho do grupo é "Persona Non Grata", de 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps