O dia que Jimmy Page quase estragou o solo de "Aqualung" - clássico do Jethro Tull
Por André Garcia
Postado em 14 de outubro de 2024
Ao longo dos anos 60, com o surgimento de nomes como Eric Clapton, Jimi Hendrix e Jimmy Page, que levaram deram protagonismo à guitarra. Na década seguinte o solo de guitarra chegou a seu auge, o ocupando muitos muitonos em faixas épicas como "Freebird" (ou seria "Free Bird?) do Lynyrd Skynyrd e "Dogs" do Pink Floyd.
Até mesmo os punks raiz do Television na faixa-título de "Marquee Moon" (produzido pelo ex-Velvet Underground John Cale) tem um solo de guitarra de minutos.
Um dos solos (e riff também) que marcaram o começo dos anos 70 foi a faixa-título de "Aqualung" (1971), maior hit do Jethro Tull — um dos grandes expoentes do rock progressivo britânico, ao lado de Yes e Genesis.
É muito provável que você já conheça esse solo; o que talvez você não saiba é que Jimmy Page quase o estragou. Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista para a Guitarrista o guitarrista Martin Barre relembrou: "O solo de 'Aqualung' foi todo feito na hora, acho que no segundo take — até porque, se eu não não tivesse feito em dois takes, teria entrado um solo de flauta. Quando eu estava no meio do solo foi aí que Jimmy Page (que estava gravando com o Led Zeppelin no porão do Basing Street Studios) apareceu para dizer olá. Ele estava na janela da sala de controle, acenando loucamente. Como eu estava no meio do solo, pensei 'Foi mal, não posso parar'. E não parei. Simplesmente virei as costas, o que foi um meio grosseiro. E esse foi o solo de 'Aqualung'."

Em outra entrevista, essa de 2015 para a Guitar World relembrou a produção do álbum "Aqualung". "'Aqualung' ser um dos álbuns mais populares do Jethro Tull foi totalmente por acaso. Foi um álbum difícil de fazer. Tivemos dificuldades para gravar porque as coisas não paravam de quebrar no estúdio, o que gerou uma tensão na banda [...] O pessoal se interessa pelo lado lírico do álbum, bem como pela diversidade das músicas nele contidas. Passamos muito tempo gravando ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira


O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que para Rick Rubin é o Jimmy Page dos nossos tempos


