O superhit do Aerosmith sobre solidão que fez o próprio Steven Tyler chorar
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de outubro de 2023
Embora Steven Tyler tenha tido muitas canções que surgiram de um lugar emocional, houve uma faixa do Aerosmith que o fez derramar lágrimas. Entretanto, Tyler nunca foi o cara mais franco sobre suas emoções.
Antes de começar a trabalhar com o Aerosmith, Tyler passou um tempo construindo sua reputação na cena local em bandas como Chain Reaction, liderando o grupo e nunca tendo medo de apertar alguns botões para chegar onde precisava. Embora Tyler pudesse se ver indo longe, foi apenas quando viu o guitarrista Joe Perry tocando em uma banda local que ele percebeu que havia encontrado sua vocação.
Tocando na mesma linha de artistas como The Yardbirds, a banda moldou-se em uma versão americana dos Rolling Stones, com Tyler e Perry trabalhando em sintonia. Embora a maioria das melhores músicas da banda normalmente se origine de um riff de guitarra, Tyler teve a inspiração para uma música emocional quando estava trabalhando em seu piano em casa.
Vindo de um background clássico, Tyler escreveu uma melodia melancólica depois de se sentir solitário no outono, dizendo ao programa "Behind the Music" (via Far Out): "O verão havia acabado e eu me sentia realmente solitário. E uma noite, sentei ao piano e escrevi essa melodia. Mal sabia eu que essa melodia logo seria ouvida no mundo inteiro."
Embora não seja uma canção de rock tradicional, "Dream On" se tornaria um dos maiores sucessos da banda, apresentando uma tensão crescente massiva que não se encaixava no formato de rock tradicional. Mesmo que Tyler não soubesse na época, isso se tornaria o modelo para o que ficou conhecido como "power ballad" com fãs do mundo inteiro formando bandas e criando suas próprias versões da canção de rock reflexiva.
Ao falar sobre ouvir a canção sendo transposta pelos outros membros da banda, Tyler disse que teve uma reação emocional ao ouvir tudo funcionar pela primeira vez, dizendo ao Songfacts: "Quando a transpus para a guitarra, Joe tocou as notas certas, e Brad [Whitford] tocou a mão esquerda na guitarra. Sentado lá trabalhando na guitarra e no piano, fiquei um pouco melodramático. A música era tão boa que trouxe uma lágrima aos meus olhos."
Apesar de ser uma canção liderada pelo piano, as guitarras funcionam perfeitamente juntas, com Perry tendo a oportunidade de inserir várias linhas melódicas ao estilo de Keith Richards entre os versos. Embora a canção estivesse destinada a ser um sucesso, não foi fácil vendê-la para as rádios.
Embora a banda a tenha lançado em seu álbum de estreia, ela rapidamente saiu das paradas antes de ressurgir no final dos anos 1970. Sendo lançada na época em que estavam produzindo "Toys in the Attic," "Dream On" subiu para o sexto lugar nas paradas, provando que o talento de Tyler para a melodia não havia falhado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps