"Tocar com Ozzy era como morar na casa dos pais", diz Zakk Wylde
Por João Renato Alves
Postado em 30 de novembro de 2024
Com uma carreira bem-sucedida há quase quarenta anos, Zakk Wylde sabe que os músicos precisam lidar com aspectos fora aqueles pelos quais são conhecidos. O guitarrista reconhece, no entanto, que as coisas foram muito mais fáceis quando se juntou a Ozzy e Sharon Osbourne.
Em uma indústria muito mais rica do que hoje, não era necessário se preocupar com muito além de tocar. Ele disse à revista Forbes.
"Com Ozzy era praticamente como viver na casa da sua mãe e do seu pai. Você não está preocupado com, digamos, impostos. Mamãe e papai cobriam tudo, sabe o que quero dizer? As prestações da hipoteca, o seguro. (Risos) Mas eu me lembro de ele me contando todas as histórias de terror com o Black Sabbath. ‘Zakk, não prestávamos atenção nisso! Apenas imaginávamos que resolveriam para nós.’ Se você não está por dentro é o que vai acontecer. Então, é preciso ter alguma responsabilidade. E você deve abraçar isso."
Por conta disso, o próprio observa que as escolas de música estão instruindo os alunos nessa área. "É realmente incrível. Na Berklee ou no Musicians Institute agora, eles dão aulas de negócios para que eles não sejam enganados. Porque é realmente a verdade: normalmente, como músico, tudo o que você quer fazer é tocar — e não lidar com o resto."
Como exemplo, Zakk menciona uma figura polêmica do rock, mas que nunca descuidou dessa área. "Veja Gene Simmons. As pessoas podem criticá-lo, mas veja como todos esses outros músicos com grandes sucessos, vendendo bilhões de discos e mercadorias, lotando arenas ou estádios acabam quebrados. Gene disse: ‘Isso não vai acontecer conosco’. Desde o primeiro dia!"
Wylde conclui deixando um recado a quem está lendo: "Então, sempre que alguém me pergunta, ‘Zakk, você tem algum conselho para meu filho ou filha? Eles querem ser músicos...’ Sim, você tem que se dedicar totalmente. Trate como uma loja familiar. Você quer fazer isso pelo resto da sua vida, certo? Você não quer ter um emprego ruim que odeia. Bem, então faça da banda e de tudo que a cerca parte da sua rotina diária. Para mim não é trabalho. Estou fazendo o que amo."
No momento, Zakk Wylde trabalha no próximo álbum do Black Label Society. Paralelamente, o tributo oficial ao Pantera, do qual participa, já agenda compromissos para 2025.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps