RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A gambiarra que Scott Ian fez para comprar o seu primeiro disco do Kiss

As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo

Novo álbum de estúdio do Voivod sai em 2027 e será conceitual

4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir

A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique

As 3 razões que levam Regis Tadeu a achar que novo álbum de Paul McCartney será o último

"Cherry Pie", do Warrant, experimenta nova onda de popularidade

Pearl Jam e Live negociaram com o Rock in Rio, revela Ed Kowalczyk

Amy Lee destaca tratamento especial que o Metallica deu ao Evanescence

Rock fica fora dos shows gratuitos em Copacabana nos jogos do Brasil na Copa

Kim Thayil cita influências metálicas no início do Soundgarden

Assista o trailer de "Frampton", documentário sobre a vida e obra de Peter Framtpon

Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"

Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027

A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger


Stamp
Eminence

O trocadilho genial de Renato Russo envolvendo filósofos e agricultores em "Petróleo do Futuro"

Por
Postado em 30 de novembro de 2024

"Petróleo do Futuro" é a terceira faixa do disco de estreia da Legião Urbana, lançado no dia 2 de janeiro de 1985. A música, creditada a Renato Russo e Dado Villa-Lobos, é uma das mais cruas e diretas do álbum, fruto da forma como foi gravada. "A gente tentou fazer com que soasse como se o disco tivesse sido gravado com todo mundo junto, tocando ao vivo. Mas só conseguimos isso em 'Petróleo do Futuro'", disse o produtor José Emílio Rondeau, conforme relata Chris Fuscaldo no livro "Discobiografia Legionária" (Amazon). "Eles gravaram todos numa sala, com amplificadores ligados, de frente um para o outro, com microfonia e vazamento de bateria. Para mim, é o som que o disco todo deveria ter. Mas o Renato não gostava de eco. Falei que ficava melhor com um pouquinho mais, mas ele não queria", diz Rondeau.

Legião Urbana - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conforme relata o letras.mus.br, o início da letra aparenta refletir as dificuldades de expressar e compartilhar visões e experiências pessoais ("Ah, se eu soubesse lhe dizer"), ao mesmo tempo em que se questiona a relevância dessas experiências ("E o que é que eu tenho a ver com isso?"), até que, em um determinado ponto, aparece a menção a "Filósofos suicidas/ Agricultores famintos/ Desaparecendo/ Embaixo dos arquivos...", que na interpretação do site, evoca imagens de desespero e desigualdade, criticando a estrutura social que permite tais extremos de existência.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o blog do Professor Pinheiro apresenta uma interpretação que foi publicada na revista "Discutindo Filosofia" - Ano 1, nº 3", sob o título "A Doutrina do Legião Urbana" de autoria de Marcos Carvalho Lopes, filósofo e professor de filosofia, que teoriza ser a afirmação da existência de filósofos suicidas e de agricultores famintos algo que funciona como antítese, uma figura de linguagem que age unindo idéias que seriam opostas. "Se é contraditório, quando sabemos que a atividade do agricultor é produzir alimentos, falarmos em agricultores famintos, deve ser também assim quando falamos em filósofos suicidas, donde depreendemos que a atividade do filósofo é oposta à do suicida. A filosofia se ligaria à vida, à valorização dela."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E uma análise complementar publicada no canal "Fala, Lenda!", de Zé Bonner, sugere que a música também explora a tensão entre empatia e apatia. "Quem nunca se pegou conversando com alguém sobre o seu problema, e a pessoa simplesmente ignora o seu problema e quer contar o problema dele, deixando você completamente de lado? A música trabalha com a ideia de alguém que poderia estar sendo apático com a história de outra pessoa, quando ele diz 'ah se você soubesse o que eu sonhei' e ao mesmo tempo ele diz 'você iria querer contar seu sonho também. E o que eu tenho a ver com isso?' Então, ao mesmo tempo que ele busca que as pessoas recebam a história dele, ele já diz que não quer ouvir a história da pessoa, o que mostra alguém completamente apático."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na última metade do vídeo, Zé pontua a ideia da antítese citada mais acima: "Quando ele fala sobre 'filósofos suicidas' é muito complicado, porque a ideia do filósofo é alguém que valoriza a vida, que cultua a vida. E obviamente se um filósofo está se suicidando, é uma lógica de oposição. Assim como os agricultores que produzem alimentos e estão morrendo de fome, algo completamente de oposição. Então Renato trabalha com a ideia da empatia versus a apatia", e finaliza com uma interessante conclusão: "E o que seria esse 'Petróleo do Futuro'? Seria a nossa energia para as próximas gerações. O amor, o carinho, o afeto, a empatia. Esperamos muito que a nossa geração evolua a esse estágio, e que sejamos mais receptivos com as histórias alheias."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Sepultura


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS