Quando John Bonham fugiu da polícia e teve que fazer o show sem as baquetas
Por Bruce William
Postado em 25 de novembro de 2024
Um dos maiores bateristas de todos os tempos, John Henry Bonham nasceu em 31 de maio de 1948, em Redditch, na cidade de Worcestershire, Inglaterra. Filho de carpinteiro, desde cedo gostava de batucar nas panelas e chaleiras. Aos dez anos de idade, sua mãe lhe presenteou com uma caixa, em uma última tentativa de salvar suas panelas. Aos quinze, seu pai comprou-lhe uma bateria de segunda mão, e aos dezesseis ele passou a trabalhar com o pai, na época mestre de obras, carregando material em uma construção. O trabalho reforçou sua musculatura, e lhe permitiu alguma independência financeira para poder tocar em bandas no seu tempo livre.

Conforme relata a Far Out, que levantou a pauta, o então futuro baterista do Led Zeppelin tinha paixão e talento de sobra. Ele era completamente autodidata e nunca fez uma aula formal de bateria. No entanto, vivendo em uma área rural no Black Country, arranjar shows não era fácil. Ele passava semanas sem tocar, então seu pai o colocava para trabalhar em sua empresa de construção. Isso demonstra a paciência de Jack Bonham, pois John não era exatamente um modelo de confiabilidade.
Como muitos adolescentes, ele era imprudente - chegou a bater o carro da família várias vezes. Para dar uma lição, seu pai trancou a porta do galpão por uma semana, proibindo-o de tocar bateria. Infelizmente, isso aconteceu no dia de um show, e John e seu colega de banda, Nicky James, decidiram resolver a situação. E é Nicky quem conta como aconteceu, em relato publicado no livro "Bonzo: John Bonham e a ascensão do Led Zeppelin" (Amazon), que segue abaixo:
"Nicky, você precisa me ajudar", disse John do outro lado da linha, ao fazer uma ligação para James, que perguntou o que havia acontecido e recebeu como resposta que o pai de Bonham não ia deixar ele pegar a bateria pois havia batido novamente o carro. James disse para Bonham: "Seu idiota" e recebeu de volta um xingamento: "Não me chame de idiota ou te encho de porrada". Não era a primeira nem última vez que isto acabaria acontecendo de fato, e eles acabaram rindo da discussão.
"E sabe de uma coisa?", conta James, "O show sempre ficava melhor. Prometo, era uma coisa divertida. De qualquer forma, John disse, 'Meu pai trancou a bateria no galpão do jardim.' Perguntei se não dava para pegar a chave, e Bonham disse: 'Não, porque se eu entrar na casa, ele vai saber o que estou fazendo e esconder as chaves, ou guardá-las no bolso.'"
Nicky conta que então eles bolaram um plano, aproveitando uma van que estava com ele. "Estacionei no beco que levava ao jardim e encontrei Bonham na esquina". John saiu de trás de uma árvore, e ele e James correram em direção ao galpão. Depois de escalar o muro próximo, James levantou o telhado para John entrar e passar a bateria, peça por peça, pela janela. James relembrou: "John gritava, 'Rápido! Pega isso,' e começou a me passar os equipamentos... Saímos correndo pelo beco, batendo nas cercas e no muro, e enquanto carregávamos tudo para a van, ouvimos alguém gritar, 'Chamem a polícia!' Então saímos disparados pela rua, rindo alto do que tinha acontecido".
Mas uma surpresa estava reservada para eles ao chegarem no local do show, pois John começou a montar a bateria e percebeu que boa parte dela havia ficado para trás: "Entre as peças, John só conseguiu pegar o bumbo, o pedal, a caixa e o suporte - sem pratos, chimbal e, o pior de tudo, sem baquetas", conta Nicky, que sem ter outro baterista que pudesse emprestar o equipamento, sugeriu, meio de brincadeira, que John tocasse com as mãos.
"Eu já tinha visto ele fazer isso algumas vezes antes e perguntei se doía. Bonham disse que não, e ainda completou: 'Na verdade, quando faço isso, o público adora.' E foi o que ele provou naquela noite, quando começou a tocar sua bateria apenas com as mãos. Ele fez o show inteiro usando apenas as mãos e os dedos, e foi o show mais empolgante que já tocamos. A plateia o adorou completamente...", finaliza o relato de Nicky.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"

Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
A canção constrangedora que o Led Zeppelin não faria nos dias de hoje; "Tenho pena delas"
Jimmy Page elege o melhor álbum que ele fez desde o fim das atividades do Led Zeppelin
O lendário guitarrista que Jimmy Page considera como seu igual: "Paralelo a mim"
Como "uma das maiores bandas de heavy metal" serviu de base para o Queen, segundo Freddie
Led Zeppelin e o Mud Shark
O cover do Led Zeppelin que Frank Zappa fez para humilhar a banda


