Quando John Bonham fugiu da polícia e teve que fazer o show sem as baquetas
Por Bruce William
Postado em 25 de novembro de 2024
Um dos maiores bateristas de todos os tempos, John Henry Bonham nasceu em 31 de maio de 1948, em Redditch, na cidade de Worcestershire, Inglaterra. Filho de carpinteiro, desde cedo gostava de batucar nas panelas e chaleiras. Aos dez anos de idade, sua mãe lhe presenteou com uma caixa, em uma última tentativa de salvar suas panelas. Aos quinze, seu pai comprou-lhe uma bateria de segunda mão, e aos dezesseis ele passou a trabalhar com o pai, na época mestre de obras, carregando material em uma construção. O trabalho reforçou sua musculatura, e lhe permitiu alguma independência financeira para poder tocar em bandas no seu tempo livre.

Conforme relata a Far Out, que levantou a pauta, o então futuro baterista do Led Zeppelin tinha paixão e talento de sobra. Ele era completamente autodidata e nunca fez uma aula formal de bateria. No entanto, vivendo em uma área rural no Black Country, arranjar shows não era fácil. Ele passava semanas sem tocar, então seu pai o colocava para trabalhar em sua empresa de construção. Isso demonstra a paciência de Jack Bonham, pois John não era exatamente um modelo de confiabilidade.
Como muitos adolescentes, ele era imprudente - chegou a bater o carro da família várias vezes. Para dar uma lição, seu pai trancou a porta do galpão por uma semana, proibindo-o de tocar bateria. Infelizmente, isso aconteceu no dia de um show, e John e seu colega de banda, Nicky James, decidiram resolver a situação. E é Nicky quem conta como aconteceu, em relato publicado no livro "Bonzo: John Bonham e a ascensão do Led Zeppelin" (Amazon), que segue abaixo:
"Nicky, você precisa me ajudar", disse John do outro lado da linha, ao fazer uma ligação para James, que perguntou o que havia acontecido e recebeu como resposta que o pai de Bonham não ia deixar ele pegar a bateria pois havia batido novamente o carro. James disse para Bonham: "Seu idiota" e recebeu de volta um xingamento: "Não me chame de idiota ou te encho de porrada". Não era a primeira nem última vez que isto acabaria acontecendo de fato, e eles acabaram rindo da discussão.
"E sabe de uma coisa?", conta James, "O show sempre ficava melhor. Prometo, era uma coisa divertida. De qualquer forma, John disse, 'Meu pai trancou a bateria no galpão do jardim.' Perguntei se não dava para pegar a chave, e Bonham disse: 'Não, porque se eu entrar na casa, ele vai saber o que estou fazendo e esconder as chaves, ou guardá-las no bolso.'"
Nicky conta que então eles bolaram um plano, aproveitando uma van que estava com ele. "Estacionei no beco que levava ao jardim e encontrei Bonham na esquina". John saiu de trás de uma árvore, e ele e James correram em direção ao galpão. Depois de escalar o muro próximo, James levantou o telhado para John entrar e passar a bateria, peça por peça, pela janela. James relembrou: "John gritava, 'Rápido! Pega isso,' e começou a me passar os equipamentos... Saímos correndo pelo beco, batendo nas cercas e no muro, e enquanto carregávamos tudo para a van, ouvimos alguém gritar, 'Chamem a polícia!' Então saímos disparados pela rua, rindo alto do que tinha acontecido".
Mas uma surpresa estava reservada para eles ao chegarem no local do show, pois John começou a montar a bateria e percebeu que boa parte dela havia ficado para trás: "Entre as peças, John só conseguiu pegar o bumbo, o pedal, a caixa e o suporte - sem pratos, chimbal e, o pior de tudo, sem baquetas", conta Nicky, que sem ter outro baterista que pudesse emprestar o equipamento, sugeriu, meio de brincadeira, que John tocasse com as mãos.
"Eu já tinha visto ele fazer isso algumas vezes antes e perguntei se doía. Bonham disse que não, e ainda completou: 'Na verdade, quando faço isso, o público adora.' E foi o que ele provou naquela noite, quando começou a tocar sua bateria apenas com as mãos. Ele fez o show inteiro usando apenas as mãos e os dedos, e foi o show mais empolgante que já tocamos. A plateia o adorou completamente...", finaliza o relato de Nicky.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake


O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
O dia que Mick Jagger citou Megadeth e Led Zeppelin como exemplos do que não queria ser


