A opinião de Ronnie James Dio sobre álbum com orquestra do Metallica
Por João Renato Alves
Postado em 24 de novembro de 2024
A ideia de misturar uma banda de rock/metal com uma orquestra não era exatamente uma novidade quando o Metallica se aventurou por esses caminhos. Porém, a popularidade da banda fez com que o público realmente se interessasse pela proposta de forma inédita até então. Até mesmo outros grupos resolveram arriscar posteriormente baseados no que James Hetfield e companhia fizeram.
Porém, nem todo mundo aprovou com louvor a experiência registrada no álbum e vídeo "S&M". Em declaração registrada pelo livro "Heavy Metal: A História Completa", de Ian Christe (2003), Ronnie James Dio deixou sua opinião. Na mesma época, o cantor participou da celebração de 30 anos do "Concerto For Group & Orchestra", do Deep Purple.
"Acho que a orquestra poderia ter aparecido um pouco mais. Ela acabou ficando enterrada atrás da banda. Se você vai usar uma orquestra, faça-o com vontade."
Lançado em 23 de novembro de 1999, "S&M" foi gravado durante duas apresentações com a Orquestra Sinfônica de San Francisco, conduzida por Michael Kamen. Além de músicas do catálogo da banda, contava com duas composições inéditas: "No Leaf Clover" e "-Human".
O registro vendeu mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo. No Brasil, ganhou disco de platina. Foi o último trabalho registrado com o baixista Jason Newsted. A versão para "The Call of Ktulu" venceu o Grammy na categoria Best Rock Instrumental Performance.
Ronnie James Dio faleceu em 2010. Nove anos depois, o Metallica repetiu a parceria e registrou "S&M2", disponibilizado em 2020.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps