Membros do Yes são processados por roubo de música
Por João Renato Alves
Postado em 14 de novembro de 2024
Dois membros do Yes, o guitarrista Steve Howe e o vocalista Jon Davison, foram citados em um processo alegando que eles "conspiraram" para roubar uma música de um colaborador de longa data, o artista prog Riz Story. A canção "Dare to Know" do álbum "The Quest" (2021) do Yes, seria uma cópia de "Reunion", gravada em 2012 por Story.
Os documentos — arquivados no Distrito Central da Califórnia e relatados pela Rolling Stone (via Ultimate Classic Rock) — alegam que
O artista esteve em uma banda com Davison e o falecido baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, nos anos 90. Quando o cantor se juntou ao Yes em 2012, Story se envolveu com a banda, trabalhando em material e sendo conectado a um papel de produção que eventualmente não aconteceu. Sua música "Reunion" foi lançada apenas como parte da trilha sonora do filme "A Winter Rose" de 2012. Davison, de acordo com a ação, estava ciente do trabalho e o elogiou: "O Sr. Davison decidiu simplesmente ‘roubar’ a música ‘Reunion’ do Sr. Story para o álbum, em vez de obter a permissão. Adicionaram novas letras, mudaram o nome para ‘Dare to Know’ e atribuíram crédito de composição ao Sr. Howe."
Um especialista contratado disse: "O fato de ambas as músicas apresentarem similaridades melódicas e rítmicas tão fortes, além de também usarem a mesma sequência harmônica distinta, cria uma similaridade muito forte que seria extremamente improvável de ocorrer apenas por acaso."
Nenhum comentário foi fornecido pelo Yes. Um porta-voz de Story disse à Rolling Stone: "É com o coração pesado que Riz Story é forçado a processar Stephen Howe, um de seus ídolos musicais de infância, e Jon Davison, seu amigo de longa data. Mas eles não lhe deixaram outra escolha."
FONTE: Ultimate Classic Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps