O hit dos Beatles que engenheiro não aguentou: "Quero sair agora, neste exato momento"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de novembro de 2024
Em uma entrevista resgatada por uma matéria da Far Out, Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, revelou a razão pela qual deixou a banda durante as gravações de "The White Album".
A tensão interna no grupo, acentuada pelas divergências criativas e os comportamentos explosivos, chegou ao limite enquanto trabalhavam em "Cry Baby Cry", faixa do disco de John Lennon que causou o rompimento.
Emerick descreveu o ambiente caótico: "Eu perdi o interesse em ‘The White Album’ porque eles estavam realmente brigando entre si e xingando uns aos outros. Eu falei para o George [Martin]: ‘Olha, já deu para mim. Quero ir embora. Não quero saber de mais nada.’ George respondeu: ‘Saia no final da semana’ – acho que era uma segunda ou terça-feira – mas eu disse: ‘Não, quero sair agora, neste exato momento.’ E foi isso."
O engenheiro, que foi essencial para dar vida a inovações sonoras nos álbuns dos Beatles, já estava exausto da tensão que tomava conta do estúdio. "Forçar todos a estarem no mesmo espaço para tocar as mesmas músicas parecia tão torturante para eles quanto para mim", completou.
Geoff Emerick e os Beatles
Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, lançou o livro "Here, There and Everywhere: My Life Recording the Beatles", compartilhando sua experiência nos bastidores das gravações de álbuns icônicos como "Revolver", "Sgt. Peppers" e "Abbey Road". O livro revela o processo criativo da banda, as dinâmicas entre os membros, e os desafios enfrentados para capturar a banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps