Geddy Lee lembra da primeira vez que ouviu um disco do Led Zeppelin e como isso moldou o Rush
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de novembro de 2023
"My Effin’ Life", autobiografia de Geddy Lee (baixista e vocalista da banda Rush), foi lançado em novembro de 2023. Em um dos trechos do livro, o músico canadense relembrou a primeira vez que ele ouviu um disco do grupo inglês Led Zeppelin.
Tudo começou em fevereiro de 1969, quando Lee, o guitarrista Alex Lifeson e o baterista John Rutsey (baterista que fez parte do Rush antes de Neil Peart) foram assistir o Led Zeppelin em Toronto. O trio gostou do que ouviu e tempos depois, resolveu adquirir uma cópia de"Led Zeppelin I", primeiro grupo da icônica banda inglesa.
"Assim que o primeiro álbum deles foi lançado, corremos para Sam the Record Man, apenas para descobrir que a notícia estava se espalhando rapidamente e já estava esgotado. Quando o novo pedido finalmente chegou, pegamos um, voltamos para casa e o colocamos no meu toca-discos. Ainda me lembro de nós três sentados na cama, totalmente maravilhados, ouvindo o peso de ‘Good Times Bad Times’, o fogo de ‘Communication Breakdown’ e, ah, aquele som de bateria!" disse Lee, em trecho de seu livro publicado no site da revista Classic Rock.
"O alcance vocal extremo de [Robert] Plant e o histrionismo da guitarra de Jimmy [Page] colocaram esta banda muito acima do limite e para mim, as linhas de baixo emocionalmente comoventes de John Paul Jones fundiram-se perfeitamente às partes de bateria, fundamentando a banda e criando uma seção rítmica para um novo era do Rock", acrescentou o frontman do Rush, que também falou como a experiência ajudou a moldar o trio.
"O Zep reformulou o Blues em um estilo explosivo e muito inglês que falaria com nossa geração de músicos como nenhum outro. Para nós, havia o Rock antes do surgimento do Zep, e havia o rock depois. Esse era o nosso novo paradigma. O Zeppelin desafiou a maneira como nos sentíamos em relação ao nosso próprio som. Se não era pesado agora, parecia simplesmente fraco."
O Rush foi e ainda é um dos maiores nomes da história do Rock. A formação clássica do grupo, que contava com Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart, trabalhou unida por quatro décadas e escreveu hits imortais, como "Tom Sawyer", "Fly Bi Night" e "The Spirit Of Radio". O trio encerrou atividades em 2018 e Neil Peart faleceu em janeiro de 2020.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps