A música do Led Zeppelin que é clássica, mas Geddy Lee odeia: "Muito simples e comercial"
Por André Garcia
Postado em 21 de setembro de 2024
O começo da década de 70 foi marcado pela consagração do Led Zeppelin e o consequente surgimento de um sem-número de bandas que tentavam seguir seus passos. Se no começo havia naquilo o frescor da novidade, quando o Rush lançou seu debut em 1974, aquilo já havia cansado. Na época, o trio que carregar a pejorativa alcunha de imitação do Led Zeppelin — em muito pelos vocais agudos e pesados riffs de guitarra.
Geddy Lee, que chegou a assistir um show do Led Zeppelin no Canadá durante a turnê do "Led Zeppelin IV", falou justamente sobre este álbum à Classic Rock. Entre outras coisas, ele revelou que o clássico "Rock And Roll" era não só a música que ele menos gostava do disco como de toda a discografia de Jimmy Page e companhia.
"Provavelmente o maior sucesso do ['Led Zeppelin IV'], 'Rock And Roll' talvez seja a música que menos gosto do [Led] Zeppelin. É muito simples para mim, muito comercial. Eu simplesmente nunca gostei dela"
O Led Zeppelin era uma banda de muitas facetas. Muito gostam dela por seu lado rock pauleira (que tanto influenciou o surgimento do heavy metal), mas Geddy Lee preferia o lado mais progressivo: "A expressão 'heavy metal' não combinava com o Zeppelin. Não combinava com eles porque eles eram muito mais do que uma banda de heavy metal. Sim, eles tinham um som que surpreendia constantemente. Eles usavam influências e arriscavam-se de uma forma que outras bandas de heavy metal simplesmente não conseguiriam conceber, talvez provocados pelas letras de Robert Plant. Adoro as imagens que ele usa. E é a combinação da forma como o violão de Jimmy é usado e a presença desse fundo de blues. Isso dá à música deles muito mais profundidade do que a de uma banda de heavy metal comum."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps