A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de dezembro de 2024
O vocalista Steve Souza é conhecido por seu trabalho à frente do Exodus. Na ativa desde a década de 1980, ele também fez parte de outro grande nome da cena Thrash Metal californiana, o Testament. O frontman integrou o grupo fundado pelo guitarrista Eric Peterson entre 1983 e 1986, quando o nome da banda ainda era Legacy.
Enquanto foi vocalista do Legacy, Steve gravou apenas um registro de estúdio, intitulado "Demo 1". Lançada em 1985, a fita continha quatro músicas: "Burnt Offerings", "Reign of Terror", "Alone in the Dark" e "Raging Waters".
Em 1986, Souza deixou o Legacy e se juntou ao Exodus, como substituto de Paul Baloff. De acordo com entrevista concedida por Peterson à Metal Hammer em 2011, a separação não rolou de forma tranquila.
"Tínhamos criado uma música chamada ‘The Haunting’, mas Zetro não conseguiu terminá-la. Depois escrevemos outra chamada ‘Apocalyptic City’. No entanto, apesar de termos insistido com ele, Zetro nunca escreveu nenhuma letra e simplesmente nos disse para fazer a música como um instrumental. Isso realmente nos chocou, pois estávamos acostumados com o fato de ele estar sempre pronto para contribuir."
Segundo Peterson, alguns rumores sobre a saída de Steve começaram a circular. Os demais integrantes do Legacy foram tirar satisfação com o vocalista, e foi aí que o barraco desabou.
"Começamos a ouvir algumas histórias realmente perturbadoras sobre como Zetro estava pronto para deixar o Legacy e se juntar a outra banda local chamada Exodus. Esses relatos não desapareciam e, por fim, tivemos que perguntar a ele o que estava acontecendo. Sinceramente, eu acreditava que ele nos diria que era um monte de bobagens. Mas, em vez disso, tivemos uma explosão emocional muito ruim da parte dele. Ele disse que nunca quis que descobríssemos dessa forma e depois chorou, ficou muito bravo e gritou conosco. Foi muito desconfortável."
No fim das contas, Steve foi para o Exodus, e desde 2014 está em sua terceira passagem pelo grupo. Quanto ao Testament, Chuck Billy assumiu o microfone e continua como vocalista do quinteto até os dias atuais.
O último disco do Testament é "Titans of Creation", de 2020. A banda está trabalhando em seu próximo álbum, que conta com a presença de Floor Jansen, vocalista do Nightwish.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps