Alex Van Halen revela o que não gostou no álbum de estreia do Van Halen
Por João Renato Alves
Postado em 10 de dezembro de 2024
Lançado em 1978, o primeiro álbum do Van Halen é considerado uma das grandes estreias da história do rock. O principal foco esteve na guitarra de Eddie Van Halen, que revolucionou o instrumento e inspirou todas as gerações seguintes. No entanto, nem tudo saiu como o esperado.
Em entrevista a Ariel Levy no YouTube, o baterista Alex Van Halen confessou que a banda não aprovou o resultado alcançado na obra. Ele explicou, conforme transcrição do Ultimate Guitar: "O som que obtivemos naquele disco não era o que estávamos buscando. Não era vivo o suficiente em termos de ter um real... as velhas técnicas de gravação, e eu provavelmente usei Led Zeppelin como exemplo 100 vezes a mais no livro ['Brothers'], mas eles realmente eram os melhores do jogo. Eles entendiam a tecnologia de como gravar coisas no estúdio. Entendiam o equilíbrio entre ter uma música coordenada escrita, mas deixar espaço suficiente para improvisar."
No caso da bateria, Alex garante que o sofrimento foi ainda maior, dadas as possibilidades da época.
"Na época em que assinamos contrato, a discoteca estava em alta, então boa sorte para conseguir um bom som de bateria. Muitos discos eram bons de som de bateria, mas não para rock 'n' roll. Então era uma batalha constante. E a primeira vez que entramos no estúdio, eu tinha acabado de receber minha bateria Ludwig Monster novinha em folha. Isso foi numa época em que as empresas de bateria mandavam a bateria afinada e polida. Quer dizer, elas eram impecáveis. Fiquei sentado lá e senti o cheiro da cola por dois dias."
Para complicar tudo de vez, o músico recebeu uma instrução indesejada do engenheiro de gravação Donn Landee.
"A primeira coisa que Donn me disse foi: 'Tire as peles da frente'. Eu estava olhando e pensando: 'Você deve estar louco. O que há de errado com você?' E depois de um tempo, você percebe que as pessoas estão em seu próprio pequeno método de fazer as coisas. Não estou desrespeitando-o, mas posso te dizer uma coisa: não vou conseguir o som que quero a menos que eu tenha um tambor de ressonância. Então, a batalha continuou e continuou e continuou. Foi só no terceiro disco que finalmente começamos a fazer como eu imaginava."
"Van Halen", o álbum, vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos, alcançando a distintiva premiação do disco de diamante. Além das músicas autorais, o tracklist trazia versões para "You Really Got Me", do The Kinks e "Ice Cream Man", de John Brim.
As gravações com o produtor Ted Templeman duraram três semanas. Quase tudo foi feito ao vivo em estúdio, com alguns overdubs de guitarra posteriores. As notas de rodapé trazem agradecimentos ao radialista Rodney Bingenheimer, de Los Angeles e Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss, que financiou a primeira demo da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps