O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de dezembro de 2024
Raul Seixas, figura emblemática do rock brasileiro, não economizava críticas ao cenário musical dos anos 1980, especialmente à geração influenciada pela new wave. Em artigo escrito por André Mauro, publicado no livro "Raul Seixas – Por ele mesmo", organizado por Sylvio Passos, o artista deixou clara sua opinião sobre a música da época e os novos grupos que despontavam.
Raul Seixas - Mais Novidades
"Qual avestruz, enterra a cabeça na areia, para não ser contagiado pela mediocridade ambiente — 'não assisto a televisão, não ouço rádio, não leio jornal'", relatou Mauro sobre a postura de Raul, que fazia questão de se distanciar do que considerava irrelevante.
Durante uma aparição no programa de Chacrinha, Raul ironizou ao confundir Kid Vinil com o grupo Kid Abelha, chamando-os de "Kid Abóbora". O tom de deboche acompanhava uma crítica contundente. "Nenhum desses conjuntos me arrepia. São alienados mesmo. Tudo acomodado, não tem mais franco-atirador", afirmou o cantor, lamentando a falta de ousadia na música contemporânea.
Raul também aproveitou para exaltar sua própria obra, diferenciando-a daquilo que julgava superficial. "Eu espero que meus LPs ensinem alguma coisa pra moçada de hoje. Eu, que estudei história, filosofia, literatura, latim, tenho o que dizer. Não trago uma coisa imposta, um rótulo, como a tal de 'niú uêive'. Não estou enchendo linguiça", disparou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Jello Biafra é hospitalizado após sofrer AVC hemorrágico
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston


"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente


