O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de dezembro de 2024
Raul Seixas, figura emblemática do rock brasileiro, não economizava críticas ao cenário musical dos anos 1980, especialmente à geração influenciada pela new wave. Em artigo escrito por André Mauro, publicado no livro "Raul Seixas – Por ele mesmo", organizado por Sylvio Passos, o artista deixou clara sua opinião sobre a música da época e os novos grupos que despontavam.
"Qual avestruz, enterra a cabeça na areia, para não ser contagiado pela mediocridade ambiente — 'não assisto a televisão, não ouço rádio, não leio jornal'", relatou Mauro sobre a postura de Raul, que fazia questão de se distanciar do que considerava irrelevante.
Durante uma aparição no programa de Chacrinha, Raul ironizou ao confundir Kid Vinil com o grupo Kid Abelha, chamando-os de "Kid Abóbora". O tom de deboche acompanhava uma crítica contundente. "Nenhum desses conjuntos me arrepia. São alienados mesmo. Tudo acomodado, não tem mais franco-atirador", afirmou o cantor, lamentando a falta de ousadia na música contemporânea.
Raul também aproveitou para exaltar sua própria obra, diferenciando-a daquilo que julgava superficial. "Eu espero que meus LPs ensinem alguma coisa pra moçada de hoje. Eu, que estudei história, filosofia, literatura, latim, tenho o que dizer. Não trago uma coisa imposta, um rótulo, como a tal de 'niú uêive'. Não estou enchendo linguiça", disparou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps