A lendária banda de Rock que David Coverdale recusou ser vocalista; "não me senti confortável"
Por Bruce William
Postado em 23 de janeiro de 2025
O Deep Purple sempre teve uma natureza inquieta, mudando sua sonoridade e formação ao longo dos anos. Fundada em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore, a banda começou com um som mais psicodélico e sem uma proposta clara. A chegada de Ian Gillan e Roger Glover transformou o grupo em um dos pilares do Heavy Metal, lançando clássicos como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Em 1973, a saída de Gillan e Glover trouxe mudanças drásticas: David Coverdale e Glenn Hughes assumiram suas posições, resultando em uma reinvenção criativa que rendeu o aclamado "Burn" (1974). Contudo, o álbum seguinte, "Stormbringer" (1974), trouxe tensões ao grupo. A incorporação de influências de Soul e Funk por Coverdale e Hughes desagradou profundamente a Blackmore, que já enfrentava desgastes pessoais e artísticos com os demais membros.
No auge do descontentamento, Blackmore decidiu gravar "Black Sheep of the Family", do Quatermass, com Ronnie James Dio e sua banda, o Elf. A parceria no estúdio foi tão natural que resultou em mais músicas, culminando na fundação do Rainbow. Pouco depois, em 7 de abril de 1975, após um show em Paris, Blackmore deixou oficialmente o Deep Purple, selando seu futuro com o novo projeto.

Na época, Blackmore convidou Coverdale para integrar o Rainbow, mas o vocalista recusou, conforme relata o Ultimate Guitar. "Quando Ritchie decidiu sair, ele me convidou para fazer parte do projeto do Rainbow. Mas eu não me senti confortável com isso, achei que não seria apropriado", revelou Coverdale. "Infelizmente, isso causou alguns atritos na nossa relação por um tempo."
A decisão de Coverdale refletiu sua lealdade ao Deep Purple e o desejo de consolidar sua posição dentro da banda. Enquanto isso, Blackmore seguiu seu próprio caminho, dando início a uma nova era no Rock com o Rainbow, enquanto o Deep Purple enfrentava mais mudanças e desafios, e Coverdale também seguiria seu caminho pouco tempo depois com o Whitesnake.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Joe Elliott (Def Leppard) chorou ao ver anúncio da aposentadoria de David Coverdale
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O curioso melhor show do Rock in Rio de 1985, segundo Andreas Kisser
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Como foi a audição de David Coverdale para o Deep Purple?
David Coverdale e a palavra "Love" - Parte I


