A lendária banda de Rock que David Coverdale recusou ser vocalista; "não me senti confortável"
Por Bruce William
Postado em 23 de janeiro de 2025
O Deep Purple sempre teve uma natureza inquieta, mudando sua sonoridade e formação ao longo dos anos. Fundada em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore, a banda começou com um som mais psicodélico e sem uma proposta clara. A chegada de Ian Gillan e Roger Glover transformou o grupo em um dos pilares do Heavy Metal, lançando clássicos como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Em 1973, a saída de Gillan e Glover trouxe mudanças drásticas: David Coverdale e Glenn Hughes assumiram suas posições, resultando em uma reinvenção criativa que rendeu o aclamado "Burn" (1974). Contudo, o álbum seguinte, "Stormbringer" (1974), trouxe tensões ao grupo. A incorporação de influências de Soul e Funk por Coverdale e Hughes desagradou profundamente a Blackmore, que já enfrentava desgastes pessoais e artísticos com os demais membros.
No auge do descontentamento, Blackmore decidiu gravar "Black Sheep of the Family", do Quatermass, com Ronnie James Dio e sua banda, o Elf. A parceria no estúdio foi tão natural que resultou em mais músicas, culminando na fundação do Rainbow. Pouco depois, em 7 de abril de 1975, após um show em Paris, Blackmore deixou oficialmente o Deep Purple, selando seu futuro com o novo projeto.

Na época, Blackmore convidou Coverdale para integrar o Rainbow, mas o vocalista recusou, conforme relata o Ultimate Guitar. "Quando Ritchie decidiu sair, ele me convidou para fazer parte do projeto do Rainbow. Mas eu não me senti confortável com isso, achei que não seria apropriado", revelou Coverdale. "Infelizmente, isso causou alguns atritos na nossa relação por um tempo."
A decisão de Coverdale refletiu sua lealdade ao Deep Purple e o desejo de consolidar sua posição dentro da banda. Enquanto isso, Blackmore seguiu seu próprio caminho, dando início a uma nova era no Rock com o Rainbow, enquanto o Deep Purple enfrentava mais mudanças e desafios, e Coverdale também seguiria seu caminho pouco tempo depois com o Whitesnake.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting

Com membros de Whitesnake, Stryper e Inglorious, Iconic anuncia novo álbum
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
O show que fez os membros do Motörhead, Whitesnake e Twisted Sister chorarem
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Em 05/04/1998: Morria o lendário baterista Cozy Powell
Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / Metal


