A lendária banda de Rock que David Coverdale recusou ser vocalista; "não me senti confortável"
Por Bruce William
Postado em 23 de janeiro de 2025
O Deep Purple sempre teve uma natureza inquieta, mudando sua sonoridade e formação ao longo dos anos. Fundada em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore, a banda começou com um som mais psicodélico e sem uma proposta clara. A chegada de Ian Gillan e Roger Glover transformou o grupo em um dos pilares do Heavy Metal, lançando clássicos como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Em 1973, a saída de Gillan e Glover trouxe mudanças drásticas: David Coverdale e Glenn Hughes assumiram suas posições, resultando em uma reinvenção criativa que rendeu o aclamado "Burn" (1974). Contudo, o álbum seguinte, "Stormbringer" (1974), trouxe tensões ao grupo. A incorporação de influências de Soul e Funk por Coverdale e Hughes desagradou profundamente a Blackmore, que já enfrentava desgastes pessoais e artísticos com os demais membros.
No auge do descontentamento, Blackmore decidiu gravar "Black Sheep of the Family", do Quatermass, com Ronnie James Dio e sua banda, o Elf. A parceria no estúdio foi tão natural que resultou em mais músicas, culminando na fundação do Rainbow. Pouco depois, em 7 de abril de 1975, após um show em Paris, Blackmore deixou oficialmente o Deep Purple, selando seu futuro com o novo projeto.

Na época, Blackmore convidou Coverdale para integrar o Rainbow, mas o vocalista recusou, conforme relata o Ultimate Guitar. "Quando Ritchie decidiu sair, ele me convidou para fazer parte do projeto do Rainbow. Mas eu não me senti confortável com isso, achei que não seria apropriado", revelou Coverdale. "Infelizmente, isso causou alguns atritos na nossa relação por um tempo."
A decisão de Coverdale refletiu sua lealdade ao Deep Purple e o desejo de consolidar sua posição dentro da banda. Enquanto isso, Blackmore seguiu seu próprio caminho, dando início a uma nova era no Rock com o Rainbow, enquanto o Deep Purple enfrentava mais mudanças e desafios, e Coverdale também seguiria seu caminho pouco tempo depois com o Whitesnake.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
At the Gates presta homenagem a Tomas Lindberg em seu novo clipe
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido


Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado
Antes do Whitecross, Rex Carroll quase foi do Whitesnake
Hard Rock: as bandas que deram origem aos heróis do gênero
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock


