O videoclipe de hard rock que é o "melhor de todos os tempos", segundo Donald Trump
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2025
Para Donald Trump, "November Rain", do Guns N' Roses, não é apenas uma das músicas mais icônicas do rock. Em 2021, Sarah Huckabee Sanders, ex-secretária de imprensa da Casa Branca, revelou em sua autobiografia que o ex-presidente considera o videoclipe "o maior de todos os tempos". O atual Presidente dos EUA, segundo ela, chegou a incluir a música em suas playlists de comícios e exigiu que sua equipe assistisse ao vídeo para entender sua paixão.
"O presidente nos disse no Salão Oval que queria ‘November Rain’ na trilha sonora dos eventos", escreveu Sanders em Speaking For Myself. "Ele afirmou que era ‘o maior videoclipe de todos os tempos’ e fez questão de provar seu ponto." As falas foram reunidas pela Loudersound.
Guns N' Roses - Mais Novidades

Dirigido por Andy Morahan, o videoclipe, lançado em 1992 como parte do álbum "Use Your Illusion I", é uma superprodução com quase nove minutos de duração. Uma das cenas mais memoráveis mostra o guitarrista Slash em frente a uma capela no deserto, arrancando o solo da música enquanto um helicóptero voa a baixa altitude para captar imagens cinematográficas.
Apesar do impacto visual, a gravação foi arriscada. Slash revelou ao The Times que não sabia previamente da ideia de usar um helicóptero para as filmagens. "O diretor surgiu com a ideia de voar em minha direção enquanto eu fazia o solo", contou. "Pensei: ‘Este será meu último dia na Terra.’"
A combinação de cenas dramáticas, como essa, e uma narrativa emocional — que mostra um astro do rock (Axl Rose) lidando com a perda de sua parceira (vivida por Stephanie Seymour) — fez do clipe um marco. O vídeo acumulou mais de 2,2 bilhões de visualizações no YouTube, tornando-se um dos mais assistidos da história do rock.
Embora Trump veja o clipe como insuperável, Slash mantém uma opinião mais reservada. Em entrevistas, o guitarrista afirmou que prefere vídeos simples, como o de "Paradise City". Ele também admitiu que nunca entendeu completamente o enredo de "November Rain".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"



Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
A resposta de Slash aos vendedores de guitarra que odeiam "Sweet Child O' Mine"
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
O trabalho idolatrado do Guns N' Roses que quase flopou por causa da MTV
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Por que Axl Rose, do Guns N' Roses, fugia do traíra Dave Mustaine no Rock in Rio 1991
Gilby Clarke: Axl me disse "aproveite seu último show"


