A banda que Kurt Cobain queria que o Nirvana fosse e cujo vocalista tentou salvar sua vida
Por Bruce William
Postado em 21 de janeiro de 2025
Kurt Cobain sempre foi um admirador declarado do R.E.M., a ponto de incluir o álbum "Green" (1988) entre seus 50 discos favoritos de todos os tempos. Apesar de seu desconforto com o mainstream, Cobain não escondia a admiração pela banda de Michael Stipe, a quem considerava um exemplo de como lidar com o sucesso sem perder a essência artística.
Nirvana - Mais Novidades
Em entrevista à Rolling Stone em 1994, Kurt confessou: "Se pelo menos eu conseguisse escrever umas músicas tão boas quanto as que eles escreveram... Eles são os maiores. Eles lidaram com o sucesso como santos e continuam entregando ótima música." Ele também revelou que sua famosa canção "About a Girl" foi inspirada no som pop do R.E.M.: "Eu adorava R.E.M. e muita música dos anos 60. Mas colocar algo tão pop em um álbum Grunge naquela cena era arriscado."
Pouco antes de sua morte, o vocalista Michael Stipe tentou ajudar Cobain em um momento de profundo sofrimento. Stipe chegou a propor uma colaboração musical como pretexto para estabelecer contato com o vocalista do Nirvana. "Eu estava fazendo aquilo para tentar salvar a vida dele," contou Stipe em entrevista à Interview Magazine. Ele enviou uma passagem de avião e um motorista para buscar Kurt, mas o vocalista não respondeu. "Ele pendurou a passagem na parede do quarto e o motorista ficou esperando do lado de fora por 10 horas."
A relação de Cobain com o R.E.M. era tão profunda que, segundo o livro "Heavier Than Heaven", o álbum "Automatic for the People" (1992) foi provavelmente a última música que ele ouviu antes de morrer. Para Stipe, a tentativa de salvar o amigo foi um gesto de compaixão, ainda que não tenha sido suficiente para impedir o trágico desfecho. Muito possivelmente Kurt Cobain enxergava no R.E.M. não apenas uma inspiração musical, mas também um modelo de equilíbrio que ele jamais conseguiu alcançar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno


Quando uma polêmica música do Nirvana fez um presidente destruir o CD de sua filha
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Banda de black metal Uada lança cover para "Something in the Way", do Nirvana
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
Nirvana - o desejo de Kurt de voltar para sua infância feliz
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os motivos que levam pessoas como Kurt Cobain a ir para as drogas, segundo Renato Russo


