Nirvana: Vocalista do R.E.M. tentou "salvar a vida de Kurt Cobain" com parceria
Por André Garcia
Postado em 29 de junho de 2023
Poucos meses antes da morte de Kurt Cobain, Michael Stipe do R.E.M. tentou fazer um álbum com ele. O projeto foi apenas um pretexto para fazer contato para tentar salvar sua vida.
Em entrevista para Interview Magazine, em 2011, Stipe relembrou aquela tentativa de supergrupo, dizendo que a música era o de menos naquele momento.
Nirvana - Mais Novidades
"Eu estava fazendo aquilo para tentar salvar a vida dele. A colaboração foi uma desculpa para entrar em contato com aquele cara. Ele estava passando por um momento muito ruim. Eu enviei uma passagem de avião e um motorista para ele, mas ele pendurou a passagem na parede do quarto e o motorista ficou do lado de fora da casa [esperando] por 10 horas. Kurt não saiu e nem atendeu o telefone."
Afundado na depressão e nas drogas, vivendo em meio a um turbilhão caótico onde tudo era problema e pressão, Kurt já estava além do alcance de qualquer tipo de ajuda àquela altura.
Embora fosse um devoto dos ideais do punk rock e torcesse o nariz para tudo que fosse mainstream, não seria exagero algum dizer que R.E.M. era uma de suas bandas favoritas. Em entrevista de 1994 para a Rolling Stone, Cobain disse: "Se pelo menos eu conseguisse escrever umas músicas tão boas quanto as que eles escreveram… Eu não sei como essa banda consegue fazer o que faz. Meu Deus, eles são os maiorais!"
Na mesma entrevista, ele confessou que o R.E.M. foi a inspiração de sua maior canção pop "About a Girl": "Eu era muito fã de pop, adorava R.E.M., e curtia todo tipo de música antiga dos anos 60. Mas havia muita pressão dentro daquela cena [o grunge], o underground, como aquelas coisas que acontecem no ensino médio. E colocar um pop alegrinho estilo R.E.M. em um álbum grunge, naquela cena, era algo arriscado."
Conforme narrado no livro Heavier Than Sky, quando o corpo de Kurt Cobain foi encontrado, estava no toca-disco de sua casa o álbum "Automatic for the People"(1992), com sinais de ter sido recentemente tocado. Ao que tudo indica, R.E.M. foi a última banda que ele ouviu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"


A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros


