Iggor Cavalera ficou surpreso com público do primeiro show que Sepultura fez fora do Brasil
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de janeiro de 2025
Na ativa desde a década de 1980, o talentoso e influente baterista Iggor Cavalera se tornou mundialmente conhecido por seu trabalho no Sepultura, grupo que ele fundou ao lado de seu irmão, o guitarrista/vocalista Max Cavalera. Enquanto fez parte do grupo, ele influenciou diversos bateras e gravou álbuns que se tornaram clássicos do Metal, como "Beneath the Remains", "Arise", "Chaos A.D." e "Roots".
Ao longo de sua respeitável carreira, Iggor se apresentou em diversos países do Planeta Terra. No entanto, antes de conquistar o mundo, foi preciso fazer shows no Brasil. E durante uma entrevista concedida ao canal RIFF em dezembro de 2018, ele relembrou como foi a primeira apresentação que fez fora das Minas Gerais, estado em que ele cresceu com sua família.

"Foi aqui [no Rio de Janeiro]. A gente fez um show com o Overdose, os caras que a gente fez o split, do primeiro disco [‘Bestial Devastation’]. E aí teve um show de lançamento aqui no Rio, no Caverna, se não me engano, que é um lugar das antigas. E aí foi a primeira vez, pegando o ônibus, vindo até aqui, puta aventura. Sair de BH e vir até aqui foi aquela coisa meio que tipo… a gente já era rockstar na nossa cabeça (...). Logicamente, tocar aqui, tocar em São Paulo, pra gente já era muita coisa que a gente tinha conquistado."
Na sequência, Iggor relembrou a primeira tour que o Sepultura fez fora do Brasil. Tanto o baterista quanto seus então parceiros de banda ficaram impressionados com a reação do público.
"A gente finalmente conseguiu, eles [pessoal da gravadora Roadrunner] conseguiram uma grana pra levar a gente pra fazer uma tour e o primeiro show que a gente fez foi em 89, foi em Viena [Áustria], primeiro dia de tour. Aí depois a gente fez quase dois meses de turnê com o Sodom, uma banda alemã. Mas o primeiro show fora do Brasil foi em Viena.
E até a gente não acreditou. A gente falava: ‘Ninguém conhece a gente aqui, vamos fazer o show’. E a gente ficou surpreso, depois do show a gente viu que a molecada tava pirando no som que a gente fazia. Em alguns lugares, até mesmo mais do que a banda que a gente tava abrindo, que era o Sodom. Então, foi bem legal."
A entrevista completa pode ser vista a seguir. Aperte o play e confira.
A famosa tour do Sepultura com o Sodom não foi exatamente tranquila. Segundo Max Cavalera, o empresário da banda alemã não curtiu muito os brasileiros, o que o motivou a bolar uma curiosa vingança.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Tom Morello anuncia novo single solo, "Date Night"
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
A música do Rush que virou um pesadelo para Geddy Lee

A vingança curiosa (e pouco higiênica) que Max Cavalera armou para empresário do Sodom
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Em 1994, Max Cavalera alfinetou Engenheiros do Hawaii durante entrevista a João Gordo
O protagonismo do Sepultura em relação a Anitta, segundo João Gordo


