Iggor Cavalera ficou surpreso com público do primeiro show que Sepultura fez fora do Brasil
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de janeiro de 2025
Na ativa desde a década de 1980, o talentoso e influente baterista Iggor Cavalera se tornou mundialmente conhecido por seu trabalho no Sepultura, grupo que ele fundou ao lado de seu irmão, o guitarrista/vocalista Max Cavalera. Enquanto fez parte do grupo, ele influenciou diversos bateras e gravou álbuns que se tornaram clássicos do Metal, como "Beneath the Remains", "Arise", "Chaos A.D." e "Roots".
Ao longo de sua respeitável carreira, Iggor se apresentou em diversos países do Planeta Terra. No entanto, antes de conquistar o mundo, foi preciso fazer shows no Brasil. E durante uma entrevista concedida ao canal RIFF em dezembro de 2018, ele relembrou como foi a primeira apresentação que fez fora das Minas Gerais, estado em que ele cresceu com sua família.

"Foi aqui [no Rio de Janeiro]. A gente fez um show com o Overdose, os caras que a gente fez o split, do primeiro disco [‘Bestial Devastation’]. E aí teve um show de lançamento aqui no Rio, no Caverna, se não me engano, que é um lugar das antigas. E aí foi a primeira vez, pegando o ônibus, vindo até aqui, puta aventura. Sair de BH e vir até aqui foi aquela coisa meio que tipo… a gente já era rockstar na nossa cabeça (...). Logicamente, tocar aqui, tocar em São Paulo, pra gente já era muita coisa que a gente tinha conquistado."
Na sequência, Iggor relembrou a primeira tour que o Sepultura fez fora do Brasil. Tanto o baterista quanto seus então parceiros de banda ficaram impressionados com a reação do público.
"A gente finalmente conseguiu, eles [pessoal da gravadora Roadrunner] conseguiram uma grana pra levar a gente pra fazer uma tour e o primeiro show que a gente fez foi em 89, foi em Viena [Áustria], primeiro dia de tour. Aí depois a gente fez quase dois meses de turnê com o Sodom, uma banda alemã. Mas o primeiro show fora do Brasil foi em Viena.
E até a gente não acreditou. A gente falava: ‘Ninguém conhece a gente aqui, vamos fazer o show’. E a gente ficou surpreso, depois do show a gente viu que a molecada tava pirando no som que a gente fazia. Em alguns lugares, até mesmo mais do que a banda que a gente tava abrindo, que era o Sodom. Então, foi bem legal."
A entrevista completa pode ser vista a seguir. Aperte o play e confira.
A famosa tour do Sepultura com o Sodom não foi exatamente tranquila. Segundo Max Cavalera, o empresário da banda alemã não curtiu muito os brasileiros, o que o motivou a bolar uma curiosa vingança.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
A vingança curiosa (e pouco higiênica) que Max Cavalera armou para empresário do Sodom
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
O que Greyson Nekrutman trouxe ao Sepultura que outros bateristas não tinham
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Andreas Kisser não descarta futuros shows do Sepultura após a turnê de despedida
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Metal Hammer


