Iggor Cavalera ficou surpreso com público do primeiro show que Sepultura fez fora do Brasil
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de janeiro de 2025
Na ativa desde a década de 1980, o talentoso e influente baterista Iggor Cavalera se tornou mundialmente conhecido por seu trabalho no Sepultura, grupo que ele fundou ao lado de seu irmão, o guitarrista/vocalista Max Cavalera. Enquanto fez parte do grupo, ele influenciou diversos bateras e gravou álbuns que se tornaram clássicos do Metal, como "Beneath the Remains", "Arise", "Chaos A.D." e "Roots".
Ao longo de sua respeitável carreira, Iggor se apresentou em diversos países do Planeta Terra. No entanto, antes de conquistar o mundo, foi preciso fazer shows no Brasil. E durante uma entrevista concedida ao canal RIFF em dezembro de 2018, ele relembrou como foi a primeira apresentação que fez fora das Minas Gerais, estado em que ele cresceu com sua família.

"Foi aqui [no Rio de Janeiro]. A gente fez um show com o Overdose, os caras que a gente fez o split, do primeiro disco [‘Bestial Devastation’]. E aí teve um show de lançamento aqui no Rio, no Caverna, se não me engano, que é um lugar das antigas. E aí foi a primeira vez, pegando o ônibus, vindo até aqui, puta aventura. Sair de BH e vir até aqui foi aquela coisa meio que tipo… a gente já era rockstar na nossa cabeça (...). Logicamente, tocar aqui, tocar em São Paulo, pra gente já era muita coisa que a gente tinha conquistado."
Na sequência, Iggor relembrou a primeira tour que o Sepultura fez fora do Brasil. Tanto o baterista quanto seus então parceiros de banda ficaram impressionados com a reação do público.
"A gente finalmente conseguiu, eles [pessoal da gravadora Roadrunner] conseguiram uma grana pra levar a gente pra fazer uma tour e o primeiro show que a gente fez foi em 89, foi em Viena [Áustria], primeiro dia de tour. Aí depois a gente fez quase dois meses de turnê com o Sodom, uma banda alemã. Mas o primeiro show fora do Brasil foi em Viena.
E até a gente não acreditou. A gente falava: ‘Ninguém conhece a gente aqui, vamos fazer o show’. E a gente ficou surpreso, depois do show a gente viu que a molecada tava pirando no som que a gente fazia. Em alguns lugares, até mesmo mais do que a banda que a gente tava abrindo, que era o Sodom. Então, foi bem legal."
A entrevista completa pode ser vista a seguir. Aperte o play e confira.
A famosa tour do Sepultura com o Sodom não foi exatamente tranquila. Segundo Max Cavalera, o empresário da banda alemã não curtiu muito os brasileiros, o que o motivou a bolar uma curiosa vingança.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Igor Cavalera conta quem deu o empurrão para sua saída do Sepultura
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
A vingança curiosa (e pouco higiênica) que Max Cavalera armou para empresário do Sodom
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A megacantora de 400 milhões de cópias sobre quem Sepultura fez comentários pouco elogiosos
Andreas Kisser: " O Max tem tanta chance de fazer coisas diferentes com uma galera"


