A canção do Pearl Jam sobre o motorista de turnê que perigava devorar o guitarrista
Por Bruce William
Postado em 16 de janeiro de 2025
"Dirty Frank", uma das músicas mais peculiares do Pearl Jam, surgiu durante a turnê da banda com o Red Hot Chili Peppers em 1991. Inspirada pelo motorista do ônibus da turnê, Frank, a banda o apelidou de "Dirty Frank" devido à sua personalidade excêntrica e ao medo que ele gerava nos integrantes, relata o Songfacts. A brincadeira entre eles era que Frank seria um serial killer que planejava comer o guitarrista Mike McCready. O próprio McCready relembrou em entrevistas: "Nós achávamos que ele era um assassino em série e que ele ia me comer. Eles só estavam tirando sarro de mim. Na época, eu era o mais magro da banda, então não havia muito para comer."

A música foi composta coletivamente pela banda, incluindo o então baterista Dave Abbruzzese, que detalhou as peculiaridades de Frank: "Ele era pequeno, mas falava como um durão. Ele tinha uma regra: apontava para um compartimento no ônibus e dizia, 'Essa é minha baia. Ninguém abre, ninguém entra.' Então começamos a brincar que era lá que ele guardava o caldeirão para fazer sopa de fãs." Essa brincadeira inspirou trechos da letra, como: "I got a recipe for anus ankle soup" ("Eu tenho uma receita para sopa de tornozelo e ânus") e "Where’s Mike McCready? My God, he's been ate!" ("Cadê o Mike McCready? Meu Deus, ele foi comido!").
A influência do Red Hot Chili Peppers também é evidente, especialmente na parte central da música. McCready reconhece: "Roubamos essa parte do Peppers. Foi uma das turnês mais divertidas que já fizemos. Eles foram superlegais conosco." A amizade entre as bandas era visível, com momentos marcantes como Anthony Kiedis, vocalista do RHCP, usando um boné do Pearl Jam no palco. Segundo McCready, "Era como, 'Meu Deus, esse é o auge. Não acredito nisso.'"
"Dirty Frank" foi lançada pela primeira vez como B-side do single "Even Flow" em 1992 e depois incluída na compilação "Lost Dogs" em 2003. Para McCready, essa música representa um momento mágico: "Me lembra de como o mundo se abriu de uma forma que eu nunca tinha experimentado: sair em turnê, viajar de ônibus e abrir para os Peppers. Foi um sonho total." Apesar de seu tom cômico, a música representa bem o espírito da banda no início da carreira, misturando criatividade, amizade e humor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater

As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
O solo de guitarra que está em uma música do The Doors, do Kiss e do Pearl Jam
Lista: hinos do rockeiro sapatênis


