A canção do Pearl Jam sobre o motorista de turnê que perigava devorar o guitarrista
Por Bruce William
Postado em 16 de janeiro de 2025
"Dirty Frank", uma das músicas mais peculiares do Pearl Jam, surgiu durante a turnê da banda com o Red Hot Chili Peppers em 1991. Inspirada pelo motorista do ônibus da turnê, Frank, a banda o apelidou de "Dirty Frank" devido à sua personalidade excêntrica e ao medo que ele gerava nos integrantes, relata o Songfacts. A brincadeira entre eles era que Frank seria um serial killer que planejava comer o guitarrista Mike McCready. O próprio McCready relembrou em entrevistas: "Nós achávamos que ele era um assassino em série e que ele ia me comer. Eles só estavam tirando sarro de mim. Na época, eu era o mais magro da banda, então não havia muito para comer."

A música foi composta coletivamente pela banda, incluindo o então baterista Dave Abbruzzese, que detalhou as peculiaridades de Frank: "Ele era pequeno, mas falava como um durão. Ele tinha uma regra: apontava para um compartimento no ônibus e dizia, 'Essa é minha baia. Ninguém abre, ninguém entra.' Então começamos a brincar que era lá que ele guardava o caldeirão para fazer sopa de fãs." Essa brincadeira inspirou trechos da letra, como: "I got a recipe for anus ankle soup" ("Eu tenho uma receita para sopa de tornozelo e ânus") e "Where’s Mike McCready? My God, he's been ate!" ("Cadê o Mike McCready? Meu Deus, ele foi comido!").
A influência do Red Hot Chili Peppers também é evidente, especialmente na parte central da música. McCready reconhece: "Roubamos essa parte do Peppers. Foi uma das turnês mais divertidas que já fizemos. Eles foram superlegais conosco." A amizade entre as bandas era visível, com momentos marcantes como Anthony Kiedis, vocalista do RHCP, usando um boné do Pearl Jam no palco. Segundo McCready, "Era como, 'Meu Deus, esse é o auge. Não acredito nisso.'"
"Dirty Frank" foi lançada pela primeira vez como B-side do single "Even Flow" em 1992 e depois incluída na compilação "Lost Dogs" em 2003. Para McCready, essa música representa um momento mágico: "Me lembra de como o mundo se abriu de uma forma que eu nunca tinha experimentado: sair em turnê, viajar de ônibus e abrir para os Peppers. Foi um sonho total." Apesar de seu tom cômico, a música representa bem o espírito da banda no início da carreira, misturando criatividade, amizade e humor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Jornalista diz que Guns N' Roses é o "Neymar do rock and roll"
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Por que o Iron Maiden não vai ao Rock and Roll Hall of Fame, segundo o empresário
Dave Grohl reconhece que novo baterista precisou se adaptar ao Foo Fighters
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows

Guitarrista do Pearl Jam se questiona se valeu a pena ao lembrar os mortos da cena de Seattle
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pearl Jam gastou uma bela grana para gravar "Ten", seu primeiro disco de estúdio
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Lado feminino: astros do rock que se vestiram de mulher


