Porque Janis Joplin detestava Jim Morrison; "Aquele babaca"
Por Bruce William
Postado em 12 de janeiro de 2025
Como dois dos maiores ícones dos anos 1960, Janis Joplin e Jim Morrison frequentemente são lembrados juntos. Ambos deixaram um legado marcante, mas tiveram finais trágicos, unindo-se ao infame Clube dos 27. No entanto, se Janis soubesse que sua história seria tantas vezes associada à de Morrison, provavelmente ficaria furiosa. Ela não suportava o vocalista do The Doors, chegando a chamá-lo de "aquele babaca" em mais de uma ocasião, conforme relatou a Far Out.
Janis Joplin - Mais Novidades
Tudo começou em uma festa organizada pelo produtor Paul Rothschild nas colinas de Los Angeles, no final da década de 1960. Rothschild achava que Joplin e Morrison se dariam bem e poderia surgir ali uma conexão especial. A princípio, parecia que ele estava certo: Janis ficou intrigada com o charme e a ousadia de Morrison, enquanto ele parecia fascinado pela energia e autenticidade dela. No entanto, o interesse mútuo logo se desfez quando Morrison passou dos limites após algumas doses, transformando-se em um "cretino, um bêbado nojento", segundo Rothschild. Janis pediu para ir embora, mas, antes de sair, Morrison tentou puxá-la pelo cabelo através da janela do carro. Foi nesse momento que Joplin quebrou um copo na cabeça dele, encerrando qualquer possibilidade de amizade.
O segundo confronto aconteceu em 1968, no The Scene, um clube onde músicos como Jimi Hendrix e outros ícones da época se encontravam para improvisar. "Quando [Jim] Morrison apareceu, ele estava muito intoxicado, vai saber lá de quê. Ele estava falando arrastado, totalmente chapado. Ele era um sujeito insuportável quando queria, ele era muito amostrado. Jimi era totalmente diferente, ele era adorável, muito tímido e comportado. Ele escolhia cuidadosamente as palavras com as mulheres, já Morrison era muito curto e grosso, ele falava o que lhe desse na telha", disse um expectador daquela noite. "Jim cambaleou até onde eu e Janis estávamos sentados e, sem qualquer motivo, ele simplesmente puxou o cabelo dela até o chão. Ela já estava p*ta com ele, então quebrou uma garrafa de Southern Comfort [licor de whisky e frutas] na cabeça dele. Parecia uma cena de teatro!, disse outra pessoa presente.
Embora fossem figuras de destaque da contracultura e compartilhassem o espírito rebelde de sua geração, as semelhanças entre Joplin e Morrison paravam por aí. Para Janis, ele era infantil, rude e incapaz de demonstrar o mínimo de respeito. "Se você mencionasse o nome de Jim, ela diria: 'Aquele babaca", lembrou um publicitário que trabalhou com ela. A cantora, que não tolerava comportamentos abusivos, já havia superado qualquer tentativa de dar a Morrison uma nova chance.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine


Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
A tatuagem de Nando Reis inspirada em Janis Joplin - que deu errado e foi coberta
Janis Joplin no Brasil: topless, cachaça e "show" em puteiro
Independência: os dez melhores discos solo de estreia


