A caótica noite quando Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin se encontraram
Por André Garcia
Postado em 05 de maio de 2022
Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin foram três dos maiores ícones do rock sessentista. Muitos fãs sonham com um encontro dos três no palco, mas o que eles não sabem é que isso já aconteceu... e o resultado foi catastrófico!
Conforme publicado pela Classic Rock, o caótico encontro rolou num pequeno clube em Nova Iorque na primavera (no hemisfério norte) de 1968. Os próprios personagens que testemunharam toda a cena contaram como foi.
Lester Chambers: Nós [The Chambers Brothers] éramos banda residente no Cheetah Club, a poucos quarteirões da Broadway. Quando terminávamos de tocar lá, andávamos até o Steve Paul Scene, que ficava pertinho.
Era um lugar pequeno, cabia no máximo 100 pessoas, então você tinha que se espremer com quem quer que estivesse por lá: John Lennon, Johnny Winter, Buddy Miles... Se Janis Joplin estivesse pela cidade, ela estaria lá. No palco cabia umas seis pessoas, se passasse disso, os músicos ocupavam a frente do palco ou as laterais.
Al Kooper: [Jimi] Hendrix amava aquilo. Ele aparecia frequentemente, sempre com sua guitarra e um gravador de fita. Ele meticulosamente preparava o gravador e gravava cada jam [sessão de improviso] que ele participava.
Danny Fields: Eu trabalhava para a [gravadora] Elektra, o que significava que eu trabalhava para Jim Morrison, mas a gente não se dava bem. Eu era encarregado de ficar de olho nele, porque aonde ele ia tinha confusão. Eu sabia que ele estaria no The Scene aquela noite, então tive que ir. Eu era um garoto que idolatrava Janis, e ela estava lá também.
Lester Chambers: A banda aquela noite, pelo que me lembro, foi Randy Hobbs, Bobby Peterson e Randy Zehringer, todos do The McCoys. Não lembro se tinha mais alguém na guitarra, porque geralmente quando Jimi tocava, ninguém queria tocar.
Michael Weber [espectador]: Quando [Jim] Morrison apareceu, ele estava muito intoxicado, vai saber lá de quê. Ele estava falando arrastado, totalmente chapado. Ele era um sujeito insuportável quando queria, ele era muito amostrado. Jimi era totalmente diferente, ele era adorável, muito tímido e comportado. Ele escolhia cuidadosamente as palavras com as mulheres, já Morrison era muito curto e grosso, ele falava o que lhe desse na telha.
Sam Andrew: Jim cambaleou até onde eu e Janis estávamos sentados e, sem qualquer motivo, ele simplesmente puxou o cabelo dela até o chão. Ela já estava p*ta com ele, então quebrou uma garrafa de Southern Comfort [licor de whisky e frutas] na cabeça dele. Parecia uma cena de teatro!
Danny Fields: Eu não sei de onde surgiu o ódio de Janis por Morrison [segundo a biografia Ninguém Sai Daqui Vivo, de Danny Sugerman e Jerry Hopkins, quando se conheceram Jim empurrou a cabeça de Janis em sua virilha]. Eu sei que se você mencionasse o nome dele, ela dizia: 'Aquele c*zão!' Ela não tolerava aquele comportamento dele, infantil, asqueroso e rude, não importa onde ela estivesse.
Lester Chambers: Quando Morrison subiu no palco, todo mundo ouviu a voz dele, ele deu uns berros, tipo: "Oh-wow-wooooh". Ele estava tão bêbado que se segurava no pedestal [para não cair], e vez ou outra ele começava: "Oooooooh! Waughhhhhh! Awoweee" Teve uma hora que Jimi disse: "Senhoras e senhores, o que vocês acabaram de ouvir foi o som de Jim Morrison!"
Michael Weber: Jimi estava tocando quando Morrisson ficou de joelhos e começou a fingir que estava fazendo um b*quete nele. Ele foi muito desrespeitoso e grosseiro.
Danny Fields: Então Morrison se agarrou nas pernas de Jimi gritando: "Eu quero chupar seu p*u!". Ele berrava, Hendrix continuava tentando tocar, mas Morrison não largava dele. Era uma demonstração de mau gosto querendo roubar a cena — o que era algo que ele adorava fazer. Para piorar, Janis, que estava lá no fundo, viu aquilo e foi para o palco com uma garrafa numa mão e um drink na outra.
Sam Andrew: Janis tinha um verdadeiro senso de justiça, não podia ver alguém abusando de outra pessoa ou tentando roubar o show dela, que era o que Morrison estava fazendo. Do nada ela virava a diretora da escola, e sentia que ela tinha que fazer algo para ensinar bons modos à pessoa.
Danny Fields: Janis chegou, deu uma garrafada na cabeça de Jim e derramou bebida sobre ele. Aí ficaram os três agarrados rolando no chão, se contorcendo num amontoado histérico! Eu juro que tinha uma nuvem ao redor deles, tipo numa cachoeira. Era pelos, pó, plumas, boás e tudo mais voando para todo lado!
Sam Andrew: Janis só estava tentando fazer ele parar de ser um c*zão. Se ele tivesse subido no palco e cantado uma música, estaria de boa, mas estávamos ali para ouvir Jimi, e ele estava nos impedindo de curtir aquilo.
Danny Fields: Uma hora eles foram separados. Morrison foi o mais seriamente machucado. Todos eles estavam com seus cuidadores e roadies, e ainda tinha os seguranças da casa. Os caras da Janis partiram para ajudar ela, e não queriam nem saber! Só separaram eles e a levaram de volta para o hotel. Hendrix era parte da família para o The Scene, então os seguranças chegaram para ajudar ele. Morrison estava dando sinais de alerta desde que chegou, se comportava como um animal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
O guitarrista que Roger McGuinn colocou no mesmo nível de Jimi Hendrix
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Jimi Hendrix sobre o que passou em sua cabeça quando ele queimou a guitarra no palco
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram


