Como a barba de Bill Ward serviu de título para uma música do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 10 de janeiro de 2025
No dia 13 de fevereiro de 1970, o Black Sabbath lançou seu álbum de estreia, mudando para sempre os rumos da música pesada. Com uma mistura de rock and roll, blues e hard rock mais pesado, somado a uma atmosfera sombria e letras que abordavam temas ocultos, o disco apresentou ao mundo um som até então único e inovador. "É claro que já existia uma cena para a música pesada, mas a proposta inovadora do Black Sabbath em seu primeiro disco é assustadora, e nada similar havia surgido até então (...) Um disco definitivo, e um dos poucos na história da música que pode ser considerado uma unanimidade."
Black Sabbath - Mais Novidades

Além da faixa título, "N.I.B." também se destacou por sua introdução marcante criada por Geezer Butler e pela frase polêmica "My name is Lucifer, please take my hand" (Meu nome é Lúcifer, por favor, segure minha mão), que arrepiou muitos ouvintes da época. Mas apesar de muitas teorias sobre o significado de "N.I.B.", o título tem uma origem bem mais descontraída e inesperada, como contou Mick Wall no livro Black Sabbath - A Biografia (Amazon), e tudo tem a ver com a barba de Bill Ward.
Geezer revelou que "Nib" era um apelido dado ao baterista devido ao formato pontudo de sua barba, que lembrava a ponta de uma caneta. "Parecia a ponta de uma caneta, então a gente o chamava de 'Nib'", explicou o baixista, rindo. Ele decidiu adicionar os pontos no título apenas para deixá-lo mais misterioso, o que levou à interpretação de que seria uma abreviação de "Nativity in Black", que era o que muitos acreditavam ser o significado das iniciais.
A música, no entanto, traz uma abordagem surpreendente. "É nossa porrada contra músicas de amor", disse Geezer. "A gente odiava ouvir músicas românticas, então achei que deveria escrever uma música de amor satânico. A frase 'I'll give you the moon and the stars' [Vou te dar a lua e as estrelas] era a maior forma de cantada, porque o demônio poderia realmente fazer isso."
No fim das contas, "N.I.B." se tornou não apenas um clássico do Heavy Metal, mas também um exemplo do humor peculiar e da criatividade que o Black Sabbath imprimiu em seus primeiros trabalhos, quando se consolidaram como pioneiros da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O motivo compreensível que levou Mikkey Dee a deixar o King Diamond
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
David Ellefson aprova primeiro show como baixista do Metal Church
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
O cantor que falhou feio no Genesis, e Phil Collins teve que assumir a bronca
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O hit amargo em que John Lennon ataca um dos maiores vilões da história dos Beatles


Jay Buchanan, vocalista do Rival Sons, lança cover de "Changes", do Black Sabbath
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
Geezer Butler nunca tinha tocado baixo antes de se juntar ao Black Sabbath
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A primeira música de heavy metal que Ozzy Osbourne ouviu, segundo o próprio
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A banda de Heavy Metal definitiva para Ronnie James Dio


