Como a barba de Bill Ward serviu de título para uma música do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 10 de janeiro de 2025
No dia 13 de fevereiro de 1970, o Black Sabbath lançou seu álbum de estreia, mudando para sempre os rumos da música pesada. Com uma mistura de rock and roll, blues e hard rock mais pesado, somado a uma atmosfera sombria e letras que abordavam temas ocultos, o disco apresentou ao mundo um som até então único e inovador. "É claro que já existia uma cena para a música pesada, mas a proposta inovadora do Black Sabbath em seu primeiro disco é assustadora, e nada similar havia surgido até então (...) Um disco definitivo, e um dos poucos na história da música que pode ser considerado uma unanimidade."
Black Sabbath - Mais Novidades

Além da faixa título, "N.I.B." também se destacou por sua introdução marcante criada por Geezer Butler e pela frase polêmica "My name is Lucifer, please take my hand" (Meu nome é Lúcifer, por favor, segure minha mão), que arrepiou muitos ouvintes da época. Mas apesar de muitas teorias sobre o significado de "N.I.B.", o título tem uma origem bem mais descontraída e inesperada, como contou Mick Wall no livro Black Sabbath - A Biografia (Amazon), e tudo tem a ver com a barba de Bill Ward.
Geezer revelou que "Nib" era um apelido dado ao baterista devido ao formato pontudo de sua barba, que lembrava a ponta de uma caneta. "Parecia a ponta de uma caneta, então a gente o chamava de 'Nib'", explicou o baixista, rindo. Ele decidiu adicionar os pontos no título apenas para deixá-lo mais misterioso, o que levou à interpretação de que seria uma abreviação de "Nativity in Black", que era o que muitos acreditavam ser o significado das iniciais.
A música, no entanto, traz uma abordagem surpreendente. "É nossa porrada contra músicas de amor", disse Geezer. "A gente odiava ouvir músicas românticas, então achei que deveria escrever uma música de amor satânico. A frase 'I'll give you the moon and the stars' [Vou te dar a lua e as estrelas] era a maior forma de cantada, porque o demônio poderia realmente fazer isso."
No fim das contas, "N.I.B." se tornou não apenas um clássico do Heavy Metal, mas também um exemplo do humor peculiar e da criatividade que o Black Sabbath imprimiu em seus primeiros trabalhos, quando se consolidaram como pioneiros da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo


Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
O clássico do Black Sabbath cuja letra Dio escreveu sobre Ritchie Blackmore
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum


