Como a barba de Bill Ward serviu de título para uma música do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 10 de janeiro de 2025
No dia 13 de fevereiro de 1970, o Black Sabbath lançou seu álbum de estreia, mudando para sempre os rumos da música pesada. Com uma mistura de rock and roll, blues e hard rock mais pesado, somado a uma atmosfera sombria e letras que abordavam temas ocultos, o disco apresentou ao mundo um som até então único e inovador. "É claro que já existia uma cena para a música pesada, mas a proposta inovadora do Black Sabbath em seu primeiro disco é assustadora, e nada similar havia surgido até então (...) Um disco definitivo, e um dos poucos na história da música que pode ser considerado uma unanimidade."
Black Sabbath - Mais Novidades
Além da faixa título, "N.I.B." também se destacou por sua introdução marcante criada por Geezer Butler e pela frase polêmica "My name is Lucifer, please take my hand" (Meu nome é Lúcifer, por favor, segure minha mão), que arrepiou muitos ouvintes da época. Mas apesar de muitas teorias sobre o significado de "N.I.B.", o título tem uma origem bem mais descontraída e inesperada, como contou Mick Wall no livro Black Sabbath - A Biografia (Amazon), e tudo tem a ver com a barba de Bill Ward.
Geezer revelou que "Nib" era um apelido dado ao baterista devido ao formato pontudo de sua barba, que lembrava a ponta de uma caneta. "Parecia a ponta de uma caneta, então a gente o chamava de 'Nib'", explicou o baixista, rindo. Ele decidiu adicionar os pontos no título apenas para deixá-lo mais misterioso, o que levou à interpretação de que seria uma abreviação de "Nativity in Black", que era o que muitos acreditavam ser o significado das iniciais.
A música, no entanto, traz uma abordagem surpreendente. "É nossa porrada contra músicas de amor", disse Geezer. "A gente odiava ouvir músicas românticas, então achei que deveria escrever uma música de amor satânico. A frase 'I'll give you the moon and the stars' [Vou te dar a lua e as estrelas] era a maior forma de cantada, porque o demônio poderia realmente fazer isso."
No fim das contas, "N.I.B." se tornou não apenas um clássico do Heavy Metal, mas também um exemplo do humor peculiar e da criatividade que o Black Sabbath imprimiu em seus primeiros trabalhos, quando se consolidaram como pioneiros da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps