Porque "Quase Sem Querer" é a música que define a Legião Urbana
Por Bruce William
Postado em 08 de janeiro de 2025
"Quase Sem Querer" ocupa um lugar especial na trajetória da Legião Urbana, não apenas pelo seu impacto atemporal, mas também pelo processo criativo único por trás da música. Segundo Ariston Sal Junior (Sal), durante um debate com Romero Carvalho e Julliany Mucury transmitido no canal Pitadas do Sal, o produtor Mayrton Bahia foi essencial ao sugerir o uso de violões no álbum "Dois".
Legião Urbana - Mais Novidades

Sal destaca que, de acordo com o livro Discobiografia Legionária de Chris Fuscaldo (Amazon), as faixas iniciais eram "muito retas e não conseguiam uma dinâmica". Essa abordagem mudou quando Renato Russo compartilhou influências de artistas como Cat Stevens com Dado Villa-Lobos. "Acho que os violões têm bastante presença nas canções aqui, coisa que não aparecia tanto no primeiro álbum, que era mais centrado na guitarra", concluiu Sal.
Romero Carvalho reforçou o status de "Quase Sem Querer" como uma das músicas que solidificam o culto à Legião Urbana, apontando que ela foi muito nas rádios e carrega o espírito das "rodinhas de violão", além de transcender faixas etárias: "Ela é essa coisa da dica adolescente, e você não precisa ser um adolescente para você receber. Você pode ser um pós-adolescente, um adulto, até mais velho, e vai ouvir com uma certa nostalgia. Do tipo: 'Poderia ter sido assim, né. 'Quantas chances eu desperdicei, quando o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém'." Romero ainda destacou as inversões poéticas que tornam a letra única, como "Me fiz em mil pedaços pra você juntar" e "Não sou mais criança a ponto de saber tudo."
Sal acrescentou sua admiração por versos específicos da música, como "Me disseram que você estava chorando, então foi então que eu percebi como lhe quero tanto." Para ele, essa simplicidade poética facilita a conexão, especialmente para jovens. Romero complementou, recitando a primeira estrofe: "Tenho andado distraído, impaciente, indeciso, e ainda estou confuso, só que agora é diferente, estou tão tranquilo e tão contente." Segundo ele, a letra reflete "essa esquizofrenia adolescente", na qual sentimentos contraditórios coexistem. "Esse cara tá falando de mim, esse cara tá fazendo uma trilha sonora pro meu momento agora", completou.
Por fim, Julliany destacou a habilidade de Renato Russo em escrever letras profundas sem subestimar o público jovem: "Não são letras jocosas, engraçadinhas, ou letras de fácil interpretação ou apelativas, não. Ele busca recursos de poesia, coloca rimas interessantes, faz jogo de palavras, usa metáforas." Para o trio, esse cuidado com a composição e todos esses fatores citados transformou "Quase Sem Querer" em um símbolo da Legião Urbana, representando sua capacidade de dialogar com diferentes gerações, enquanto mantém sua profundidade artística intacta.
O vídeo com a análise completa do álbum "Dois" da Legião Urbana, transmitido no canal Pitadas do Sal de Ariston Sal Junior e contando com a participação de Romero Carvalho e Julliany Mucury, autora do livro "Renato, o Russo" (Amazon) pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Porque as citações nas letras da Legião não são plágios e sim referências ressignificadas
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por que Renato Russo não gostava de estudantes barbudos, revolucionários e marxistas


