Porque "Quase Sem Querer" é a música que define a Legião Urbana
Por Bruce William
Postado em 08 de janeiro de 2025
"Quase Sem Querer" ocupa um lugar especial na trajetória da Legião Urbana, não apenas pelo seu impacto atemporal, mas também pelo processo criativo único por trás da música. Segundo Ariston Sal Junior (Sal), durante um debate com Romero Carvalho e Julliany Mucury transmitido no canal Pitadas do Sal, o produtor Mayrton Bahia foi essencial ao sugerir o uso de violões no álbum "Dois".
Legião Urbana - Mais Novidades

Sal destaca que, de acordo com o livro Discobiografia Legionária de Chris Fuscaldo (Amazon), as faixas iniciais eram "muito retas e não conseguiam uma dinâmica". Essa abordagem mudou quando Renato Russo compartilhou influências de artistas como Cat Stevens com Dado Villa-Lobos. "Acho que os violões têm bastante presença nas canções aqui, coisa que não aparecia tanto no primeiro álbum, que era mais centrado na guitarra", concluiu Sal.
Romero Carvalho reforçou o status de "Quase Sem Querer" como uma das músicas que solidificam o culto à Legião Urbana, apontando que ela foi muito nas rádios e carrega o espírito das "rodinhas de violão", além de transcender faixas etárias: "Ela é essa coisa da dica adolescente, e você não precisa ser um adolescente para você receber. Você pode ser um pós-adolescente, um adulto, até mais velho, e vai ouvir com uma certa nostalgia. Do tipo: 'Poderia ter sido assim, né. 'Quantas chances eu desperdicei, quando o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém'." Romero ainda destacou as inversões poéticas que tornam a letra única, como "Me fiz em mil pedaços pra você juntar" e "Não sou mais criança a ponto de saber tudo."
Sal acrescentou sua admiração por versos específicos da música, como "Me disseram que você estava chorando, então foi então que eu percebi como lhe quero tanto." Para ele, essa simplicidade poética facilita a conexão, especialmente para jovens. Romero complementou, recitando a primeira estrofe: "Tenho andado distraído, impaciente, indeciso, e ainda estou confuso, só que agora é diferente, estou tão tranquilo e tão contente." Segundo ele, a letra reflete "essa esquizofrenia adolescente", na qual sentimentos contraditórios coexistem. "Esse cara tá falando de mim, esse cara tá fazendo uma trilha sonora pro meu momento agora", completou.
Por fim, Julliany destacou a habilidade de Renato Russo em escrever letras profundas sem subestimar o público jovem: "Não são letras jocosas, engraçadinhas, ou letras de fácil interpretação ou apelativas, não. Ele busca recursos de poesia, coloca rimas interessantes, faz jogo de palavras, usa metáforas." Para o trio, esse cuidado com a composição e todos esses fatores citados transformou "Quase Sem Querer" em um símbolo da Legião Urbana, representando sua capacidade de dialogar com diferentes gerações, enquanto mantém sua profundidade artística intacta.
O vídeo com a análise completa do álbum "Dois" da Legião Urbana, transmitido no canal Pitadas do Sal de Ariston Sal Junior e contando com a participação de Romero Carvalho e Julliany Mucury, autora do livro "Renato, o Russo" (Amazon) pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história

Porque as citações nas letras da Legião não são plágios e sim referências ressignificadas
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


