Os quatro pecados capitais do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de fevereiro de 2025
A trajetória dos Engenheiros do Hawaii no cenário do rock brasileiro foi marcada por escolhas que desafiaram convenções e surpreenderam até os próprios integrantes. Em uma análise sobre o impacto da banda, Humberto Gessinger destaca quatro fatores que, segundo ele, tornaram "Toda Forma de Poder", primeiro grande sucesso do grupo, uma transgressão inesperada dentro da indústria musical.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"’Toda Forma de Poder’, a primeira música do nosso primeiro disco, cometeu quatro pecados capitais. Olha a intencionalidade do Humberto quando ele dialoga com o tempo dele", destacou a escritora Julliany Mucury em live no canal Pitadas do Sal.
O primeiro pecado foi colocar duas figuras antagônicas da política mundial na mesma frase. "Colocou Fidel e Pinochet na mesma frase", relembra Gessinger, algo que, para a época, poderia gerar interpretações controversas. A autora cita a autobiografia do líder dos Engenheiros, chamada "Pra Ser Sincero".
O segundo foi a participação de um ícone da música popular gaúcha, algo pouco comum para uma banda de rock emergente. "Tinha participação de um ícone da MPG, música popular gaúcha, que é o Nei Lisboa – e a gente vai falar sobre isso."
O terceiro pecado foi o sucesso inesperado da canção em todo o Brasil. "Estourou no Brasil inteiro", o que não era habitual para uma banda vinda do Rio Grande do Sul, longe do eixo Rio-São Paulo.
O quarto pecado foi ter entrado na trilha sonora de uma novela da TV Globo, Hipertensão, o que conferiu à banda um alcance que, para muitos, parecia improvável. "Era para ser... esses caras eram para ser..."
Além da ousadia da música, Gessinger também comentou no livro as dificuldades de acesso a instrumentos musicais de qualidade na época. "Consegui que um colega do primo do pai do irmão do vizinho de um cara que tinha uma Kombi trouxesse do Zé uma Fender Telecaster. Encomendei um modelo clássico anos 60. Para minha decepção, veio uma guitarra moderninha prateada de metal. Mas era minha, e eu a adorava. Gravei esse disco com ela."
Esses elementos ajudam a contextualizar a trajetória da banda, que começou com um vocalista ainda em formação e um grupo que desafiava padrões sem saber exatamente aonde chegaria. Como conclui Julliany Mucury, "ele era um sujeito em formação, que não sabia lidar com nada do que estava acontecendo."
Confira a live abaixo.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Roger Glover explica porque o Deep Purple é contra turnês de despedida e shows com hologramas
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Mad Max anuncia novo álbum de estúdio, "Stories of Destiny"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"


7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
O hit dos Engenheiros do Hawaii que disputou primeiro lugar com "Faroeste Caboclo"
O trecho de hit do Engenheiros que banda faz homenagem às avessas a Humberto Gessinger


