Bono aponta álbum mais "sexual" do U2, e aquele em que eles se viam como "peregrinos"
Por André Garcia
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Ao longo de sua trajetória o U2 se tornou uma das mais bem-sucedidas bandas do planeta.
Para isso, com o passar dos anos eles foram se transformando de forma quase camaleônica: já foram post-punk, rock de protesto, pretensos messias do pop, rock eletrônico, radiofônicos, queridinhos da MTV… Já foram até mundialmente odiados quando tiveram a (má) ideia de empurrar seu disco novo (que ninguém queria) em todos os iPhones do planeta.
A carreira do U2 teve como auge a brusca transição do pretensioso e messiânico "The Joshua Tree" (1987) para o eletrônico, ousado e cínico "Achtung Baby" (1991).


Em entrevista para a Interview em 2011 o vocalista Bono respondeu qual era a principal diferença entre aqueles dois trabalhos:
"[A grande diferença entre o 'The Joshua Tree' e 'Achtung Baby'] é o sexo, porque 'Joshua Tree' era bem casto. Até tinha 'With or Without You', tinha lá seus momentos de erotismo, mas essencialmente [o teor do álbum já era definido pela capa com] aquela fotografia de Anton Corbijn de [nós como] quatro sujeitos que pareciam peregrinos. E a gente na época realmente se via muito como peregrinos."

Peregrino, para quem não sabe, é aquele errante que faz uma longa jornada em busca de uma terra sagrada — literal ou metaforicamente.
A transição do "Joshua Tree" para o "Achtung Baby" marcou uma guinada para a banda em todos os sentidos. Não só a música passou do stadium rock messiânico para um hedonista rock eletrônico como toda a estética também mudou. O melhor exemplo disso foi o próprio Bono, que cortou o cabelo e trocou suas vestes de peregrino do pop para roupas de couro. Aquilo foi eles botando para fora algo que já estava dentro deles, mas que no passado eles reprimiam:
"Aquilo foi nos anos 80, e você podia sentir os ataques chegando [se você não fosse certinho], porque era uma chuva de golpes quando as pessoas descobriam que você era materialista, ou que era um paquerador, ou que queria ir a uma boate dançar. Então, com 'Achtung Baby', tivemos que dobrar a aposta [e afrontar as pessoas com tudo aquilo]."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps