O álbum "confuso" do Black Sabbath que tem faixa cantada por Bill Ward
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de fevereiro de 2025
Escalação mais importante e influente da história do heavy metal, a formação clássica do Black Sabbath conta com Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). O quarteto permaneceu unido por cerca de uma década e gravou oito álbum de estúdio, o último deles, "Never Say Die!".
Black Sabbath - Mais Novidades

Lançado em setembro de 1978, "Never Say Die!" não costuma ser citado como um dos melhores trabalhos do Black Sabbath. E o processo de composição/gravação do álbum foi turbulento, como Tony Iommi contou à Guitar World no início dos anos 1990.
"Pouco antes de gravarmos ‘Never Say Die!’, Ozzy deixou a banda. Nunca quisemos que ele saísse, e acho que ele queria voltar - mas ninguém dizia ao outro como se sentia. Então, tivemos que trazer outro cantor e escrever todo o material novo.
Dois dias antes de estarmos finalmente prontos para gravar novamente, Ozzy decidiu voltar. Mas ele não quis cantar nada do que havíamos escrito sem ele! Bill teve que cantar em uma faixa porque Ozzy se recusou a cantá-la [a música em questão é ‘Swinging the Chain’]. Acabamos tendo que escrever durante o dia para poder gravar à noite, e nunca tivemos tempo de revisar as faixas e fazer alterações. Como resultado, o álbum soa muito confuso."

Embora Ozzy tenha voltado ao Black Sabbath, ele continuou causando problemas. No fim das contas, o cantor foi demitido, e coube a Bill Ward a tarefa de avisar ao frontman que seus serviços não eram mais necessários. Iommi relembrou a história:
"Os problemas com Ozzy continuaram e, por fim, soubemos que tínhamos de trazer outra pessoa. Geezer e Bill me diziam: 'Ou o Ozzy vai embora ou nós vamos embora'. Naquele momento, Bill estava se tornando o homem de negócios da banda, com sua maleta e seu corte de cabelo, e ele foi e disse a Ozzy: 'Tony quer se livrar de você'. [Risos]. Até hoje, Ozzy acha que eu o demiti por conta própria, quando na verdade eram os outros dois que queriam que ele saísse."

Para o lugar de Ozzy Osbourne, Tony Iommi recrutou Ronnie James Dio (ex-Rainbow), que deu um novo gás ao grupo. Quanto ao Madman, ele montou sua própria banda após ser demitido do Sabbath. Mas isso é história para outra matéria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps