O álbum "confuso" do Black Sabbath que tem faixa cantada por Bill Ward
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de fevereiro de 2025
Escalação mais importante e influente da história do heavy metal, a formação clássica do Black Sabbath conta com Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). O quarteto permaneceu unido por cerca de uma década e gravou oito álbum de estúdio, o último deles, "Never Say Die!".
Black Sabbath - Mais Novidades
Lançado em setembro de 1978, "Never Say Die!" não costuma ser citado como um dos melhores trabalhos do Black Sabbath. E o processo de composição/gravação do álbum foi turbulento, como Tony Iommi contou à Guitar World no início dos anos 1990.
"Pouco antes de gravarmos ‘Never Say Die!’, Ozzy deixou a banda. Nunca quisemos que ele saísse, e acho que ele queria voltar - mas ninguém dizia ao outro como se sentia. Então, tivemos que trazer outro cantor e escrever todo o material novo.
Dois dias antes de estarmos finalmente prontos para gravar novamente, Ozzy decidiu voltar. Mas ele não quis cantar nada do que havíamos escrito sem ele! Bill teve que cantar em uma faixa porque Ozzy se recusou a cantá-la [a música em questão é ‘Swinging the Chain’]. Acabamos tendo que escrever durante o dia para poder gravar à noite, e nunca tivemos tempo de revisar as faixas e fazer alterações. Como resultado, o álbum soa muito confuso."
Embora Ozzy tenha voltado ao Black Sabbath, ele continuou causando problemas. No fim das contas, o cantor foi demitido, e coube a Bill Ward a tarefa de avisar ao frontman que seus serviços não eram mais necessários. Iommi relembrou a história:
"Os problemas com Ozzy continuaram e, por fim, soubemos que tínhamos de trazer outra pessoa. Geezer e Bill me diziam: 'Ou o Ozzy vai embora ou nós vamos embora'. Naquele momento, Bill estava se tornando o homem de negócios da banda, com sua maleta e seu corte de cabelo, e ele foi e disse a Ozzy: 'Tony quer se livrar de você'. [Risos]. Até hoje, Ozzy acha que eu o demiti por conta própria, quando na verdade eram os outros dois que queriam que ele saísse."
Para o lugar de Ozzy Osbourne, Tony Iommi recrutou Ronnie James Dio (ex-Rainbow), que deu um novo gás ao grupo. Quanto ao Madman, ele montou sua própria banda após ser demitido do Sabbath. Mas isso é história para outra matéria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão


Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
A atual opinião de Iommi sobre manter nome Black Sabbath após ser único membro original
Tony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"


