Como foi trabalhar com Axl Rose no polêmico "Chinese Democracy", segundo Bumblefoot
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Ron "Bumblefoot" Thal abriu o jogo sobre sua experiência com o Guns N' Roses durante as gravações do polêmico "Chinese Democracy", álbum que é tudo menos unânime dentro da base de fãs da banda americana. O guitarrista participou do controverso álbum lançado em 2008, um projeto que levou quase uma década para ser concluído e contou com uma formação rotativa de músicos, incluindo Buckethead, Richard Fortus e Robin Finck.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Ao relembrar o processo de gravação, Bumblefoot descreveu a experiência como intensa e exaustiva (via Ultimate Guitar). "Isso foi algo! Fazíamos uma turnê de três meses e, no intervalo, em 2006 e 2007, íamos para o Electric Lady, em Manhattan, ou para estúdios em Los Angeles. Eu levava várias guitarras, tínhamos amplificadores e apenas experimentávamos."
O guitarrista contou como foi o ritmo de trabalho nas salas do estúdio. "Eu gravava, sei lá, umas 100 camadas de possibilidades para músicas que já estavam quase finalizadas. Você quer criar algo que agregue valor à música, mas sem interferir no que já existe. Então, passávamos 14 horas por dia explorando variações para cada faixa."
Segundo o guitarrista, Axl Rose e o produtor Caram Costanzo tinham um papel central na seleção do material. "Eles decidiam o que funcionava, o que não funcionava, o que deveria estar ali, o que deveria ficar em segundo plano. No final, ouvi o álbum e pensei: 'Espera, isso sou eu? Ah, sim, toquei isso!' Foi meio surpreendente ver o que eles montaram e como imaginaram cada música."
Bumblefoot também comentou sobre a complexidade do disco. "Há tantas camadas em cada música que você não consegue captar tudo numa única audição. É como aqueles filmes que você revê e sempre descobre algo novo."
O guitarrista esclareceu que não compôs as músicas do álbum, mas criou suas próprias partes para os arranjos. "Para a faixa-título, nos versos, fiz umas coisas com deslizes e sons guturais no fretless. Antes, aquele espaço estava vazio, só com uns sons atmosféricos."
Após sua saída do Guns N’ Roses, algumas músicas foram regravadas com Slash substituindo suas partes. "Fizemos muitas músicas que foram retrabalhadas depois, o que é natural para a formação atual."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
Steve Lukather relança álbum que contou com Eddie Van Halen, Steve Vai e Slash
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
O corpo esquartejado encontrado no estúdio que acabou em música do Guns N' Roses
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
A opinião de Zakk Wylde quando viu Guns N' Roses pela primeira vez


