A importante lição que Max Cavalera aprendeu com Johnny Ramone
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Qualquer pessoa que conheça um pouco sobre a história do Rock sabe da importância dos Ramones. Fundado no início dos anos 1970, o grupo que é considerado o criador do Punk se notabilizou por suas composições curtas, simples, diretas e cheias de energia, que contrastavam com as obras longas e pomposas do Rock Progressivo.
O Ramones influenciou representantes de diversas vertentes do Rock/Metal. Um desses artistas é Max Cavalera, guitarrista/vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed e Go Ahead and Die.
Max falou sobre o Ramones durante entrevista concedida à Guitar World em 2024. O frontman escolheu os guitarristas que moldaram seu som, e um dos nomes citados foi o de Johnny Ramone.

"Ele é outro músico que nos mostrou que a simplicidade pode ser excelente. Três acordes podem ser tudo o que você precisa. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando fizemos uma turnê com os Ramones no Brasil.
Uma das minhas melhores lembranças é ver os quatro caras [do Ramones] com suas jaquetas de couro assistindo ao Sepultura do lado do palco. Fui até meu irmão [Iggor Cavalera] e disse: ‘Olha só - parece a capa de um álbum!’, porque eles estavam em uma fila com suas jaquetas, braços cruzados, balançando a cabeça enquanto nos assistiam tocar."
Na sequência, Max elogiou os compositores dos Ramones. O veterano headbanger também contou uma importante lição que aprendeu com Johnny Ramone.
"Eles são compositores brilhantes. Assim como Bob Marley, eles nos mostraram que não é preciso ser Jimi Hendrix para ser bom. Há uma maneira diferente de tocar guitarra que tem mais a ver com as músicas e o groove do que com a técnica."
Johnny Ramone participou de todas as formações do Ramones. O guitarrista morreu em 15 de setembro de 2004, aos 55 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Ex-esposa relembra crítica de Chester Bennington a Trump; "Ameaça maior que o terrorismo"
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul

Com participação de Max Cavalera, Atreyu divulga nova música, "Children of Light"
Max Cavalera conta como filho de John Lennon participou de disco do Soulfly
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Como Max Cavalera gostaria de ser lembrado no futuro, segundo suas palavras
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Max Cavalera diz que o mundo do metal nunca mais foi o mesmo após "Roots"
Como a morte precoce do pai colocou Max Cavalera no mundo do metal
Max Cavalera: "Não dou a mínima para o que pensa o pessoal do Korn ou qualquer outro!"
Max Cavalera elege a música preferida que ele escreveu para o Sepultura


