Em 1990, o lendário Joey Ramone deu sua opinião sobre a liberdade de expressão
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de fevereiro de 2025
De algum tempo pra cá, muito se fala sobre a liberdade de expressão, que basicamente, é o direito que o ser humano tem de expressar suas ideias (obviamente, seguindo algumas normas). De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (via Unicef), "todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão".

É claro que a liberdade de expressão não dá a ninguém o direito de sair por aí falando (ou fazendo) qualquer asneira. O termo também não deve ser confundido com discursos de ódio.
O tema acima citado foi um dos assuntos abordados durante entrevista que o lendário Joey Ramone concedeu à revista Slug em agosto de 1990. Ao ser questionado a respeito de sua opinião sobre a liberdade de expressão, o vocalista dos Ramones respondeu:

"Bem, esse é o único caminho a seguir, e é doentio o que está acontecendo com esses fanáticos religiosos, moralistas de merda e tipos de maioria moral."
Na sequência, Joey citou alguns problemas sérios que, segundo ele, não recebiam a atenção que deveriam receber. O frontman disse:
"Há muitos problemas neste país que deveriam estar recebendo a atenção que a censura está recebendo, como educação e falta de moradia, e a situação da S&L [crise de poupança e empréstimo] (...). Esses são os problemas de hoje, sem a porra da censura; há pessoas morrendo de fome por aí, a situação da AIDS merece atenção, e não a p*rra de letras na capa de um álbum."
Dois anos depois da entrevista que serviu de base para esta nota, foi lançado "Mondo Bizarro", décimo segundo disco dos Ramones. A faixa que abre o álbum, intitulada "Censorshit", apresenta em seu refrão alguns dos problemas citados por Joey (a S&L e as pessoas sem moradia).
"Censorshit" foi escrita por Joey Ramone e sua letra ainda traz referências a Ozzy Osbourne e Frank Zappa. Clique no player abaixo e confira esse baita som da maior banda da história do Punk Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam


O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Punk Rock: Os 25 maiores discos de todos os tempos segundo o Loudwire
Ted Nugent explica o que o Metallica tem e que falta pro Slayer, Megadeth e Ramones


