Documentário revisita censura ao Punk Rock brasileiro
Por Farol Music
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
"A história do Brasil é também uma história da censura", afirma Fernando Calderan, um dos diretores do documentário "Não é Permitido: um recorte da censura ao Punk Rock no Brasil". Em pouco menos de 35 minutos, o filme dirigido também por Fernando Luiz Bovo, Matheus de Moraes e Renan Negri, traz as reflexões de integrantes das bandas Cólera, Inocentes, Garotos Podres, Ratos de Porão, Olho Seco e Ulster sobre o universo rebelde e contestador do Punk Rock das décadas de 1970 e 1980. O documentário, já disponível no Youtube, revela os impactos da repressão na cena punk ao abordar parte dos vetos da Censura Federal às músicas do estilo, numa tentativa de calar as vozes que desafiavam o sistema.
Assista o documentário no player abaixo.
"Não é Permitido" surgiu de uma pesquisa, realizada desde 2021 por Fernando Calderan e Renan Negri, sobre a censura ao Punk Rock, que em breve será transformada em livro. O trabalho identificou mais de 80 músicas encontradas com o carimbo da censura, e documentos que demonstram a perseguição ao movimento, observado de perto pela polícia. "Os documentos foram resgatados da antiga Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) e trazem à tona estratégias usadas para sufocar o movimento. No registro em audiovisual fizemos um recorte dos casos de censura ao Punk Rock, não contemplando bandas como Os Replicantes, Camisa de Vênus e Atack Epiléptico", revela Negri.

Matheus de Moraes lembra que a ausência de algumas bandas, indica o desejo de continuar. "Este trabalho é uma oportunidade de valorizar toda uma história de resistência e arte", diz. Já para Fernando Bovo, este trabalho é muito importante por trabalhar memória, oralidade e documentos históricos. "Temos aqui uma obra que resgata e ao mesmo tempo constrói", afirma.
Clemente Nascimento (Inocentes), Jão (Ratos de Porão), Mao (Garotos Podres), Val (Cólera / Olho Seco), Ariel Invasor (Inocentes - à época), Pierre (Cólera) e Vlad (Ulster) são os personagens que contam suas histórias durante aquele período sombrio, e a forma que encontraram de não permitir que a censura apagasse a arte de cada uma das bandas, reafirmando o poder da música como ferramenta de resistência e expressão cultural.
De acordo com Calderan, a proibição às ideias divergentes sempre esteve presente na rotina nacional, e nos últimos anos cresceram as denúncias e casos explícitos de censura. "Os europeus trouxeram a censura na bagagem. Mesmo em tempos ditos democráticos, o veto foi usado como órgão repressor. O Brasil não se desvencilhou da censura como forma de calar o pensamento divergente. Mesmo com o fim da seção como órgão de Estado há mais de trinta anos, a postura do corte continua presente", finaliza.
"Não é Permitido: um recorte da censura ao Punk Rock no Brasil" é um projeto viabilizado por meio da lei de incentivo à cultura Paulo Gustavo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Ex-esposa de Paulo Miklos consegue medida protetiva contra o artista

Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo


