O clássico do The Clash que seu baixista compôs para ganhar dinheiro com direitos autorais
Por André Garcia
Postado em 04 de fevereiro de 2025
Há várias motivações para uma pessoa compor uma música — e todas são igualmente válidas: expressar seus sentimentos, projetar a si mesmo como outra pessoa em outro lugar, contar uma história, protestar contra algo, buscar a aprovação do público, provocar a ira do público, elaborar um luto pessoal, superar um divórcio… ganhar dinheiro é um motivo dos mais frequentes.
No The Clash havia quase que um monopólio de seus vocalistas/guitarristas. Nos álbum "Sandinista!" (1980) e "Combat Rock" (1982) eles passaram a assinar as músicas como de autoria de toda a banda, mas nos três primeiros discos praticamente todas as composições eram de Mick Jones, Joe Strummer ou ambos.

O The Clash se destacou das demais bandas punk da Inglaterra por ter incorporado em seu som o reggae — a música que vinha das rádios dos guetos dos oprimidos imigrantes. Algo que, para ser justo, no new wave o The Police já vinha fazendo e já tinha até levado ao topo das paradas de sucesso.
E um dos maiores sucessos desse lado da banda influenciado pelo reggae foi "The Guns of Brixton", do "London Calling" (1979).
Pois "Guns of Brixton" foi a primeira composição do baixista Paul Simonon. E o motivo da composição? Ele descobriu que Jones e Strummer ganhavam bem mais dinheiro que ele com a banda porque eles eram os compositores.
Percebendo que composição era dinheiro no bolso, ele pegou o baixo para entrar na brincadeira.
Segundo a SongFacts, Simonon não pretendia cantar sua composição, mas o casca-grossa Joe Strummer cravou que "a letra é sua, então você canta" e ninguém da banda ousou discordar.
O baixista, não habituado a cantar, teve que encarar uma camada extra de desconforto, como ele relembrou:
"O microfone estava encostado no painel de vidro da sala de controle, e sentado a dois palmos do outro lado do vidro estava algum cara americano [da nossa gravadora, a] CBS."
A letra de "The Guns of Brixton" fala sobre a opressão vivida pelos imigrantes em Brixton que uma hora começaram a se tornar conflitos com a polícia, e já deixa isso bem claro em seus primeiros versos:
"Quando eles chegarem chutando sua porta, como você vai sair? Com as mãos na cabeça ou com o dedo no gatilho?"
Em entrevista para a Mojo, Simonon contou:
"Eu sempre tentei compor músicas, mas como competir com [Joe] Strummer e [Mick] Jones? Quando estávamos no Vanilla Studios trabalhando no 'London Calling', eu criei uma linha de baixo e os outros se juntaram a mim, e a partir daí tudo se desenvolveu. As letras [falavam sobre o sentimento de] medo real em Ladbroke Grove [Londres] que seu apartamento seria invadido [pela polícia]. Com a [divisão policial] SPG e as leis do SUS [que permitia que um policial parasse, revistasse e prendesse pessoas sob suspeita de vadiagem], aquela paranoia era constante na área."
"The Guns of Brixton" virou uma música obrigatória nos shows do The Clash. Tanto que, segundo o Setlist.fm, ela foi a terceira música mais tocada ao vivo, atrás apenas de "London Calling" e "Janie Jones".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Kiss anuncia documentário oficial sobre a turnê "End of the Road"
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
A banda glam americana que Slash comparou aos Sex Pistols e considerava diferente das demais
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi

A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
"Career Opportunities" do The Clash e as perspectivas de um jovem inglês nos anos 70
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Rock and Roll: brigas internas que serviram como inspiração para clássicos (Parte I)
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos


