Como foi o início da trajetória dos Ramones, segundo o vocalista Joey Ramone
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de fevereiro de 2025
Fundado na década de 1970, o Ramones é o maior (e mais influente) nome da história do Punk Rock. O quarteto mudou o mundo do Rock com suas composições curtas, diretas e "simples", que contrastavam com as composições enormes, complexas e pomposas das bandas de Rock Progressivo.
Ramones - Mais Novidades
Ao longo de sua trajetória, o Ramones lançou álbuns muito interessantes, como seu debut autointitulado, "Rocket to Russia", "Pleasant Dreams", "Brain Drain" e "Mondo Bizarro". O grupo também arrastou multidões de seguidores por onde passou.
Joey Ramone integrou todas as formações dos Ramones e se tornou uma lenda do Rock and Roll. Alto, desajeitado e dono de uma voz única, ele gravou músicas inesquecíveis, como "Sheena is a Punk Rocker", "Blitzkrieg Bop", "Rockaway Beach", "I Wanna Be Sedated", "Pet Sematary" e "Poison Heart".
O frontman do Ramones foi entrevistado pela Slug Magazine em 1990, quando a banda tinha mais de 15 anos de carreira. Em certo ponto do bate-papo, Joey contou como foi o início da trajetória do quarteto.
"Ensaiamos e percebemos que tínhamos algo muito único e que, basicamente, havíamos criado um estilo de música totalmente novo, inconscientemente. Começamos a tocar no CBGB [localizado em Nova York, EUA] sempre que podíamos.
O início foi basicamente uma pessoa falando para a outra, depois começamos a receber boas matérias no [Village] Voice e na Rolling Stone e coisas do gênero. O que aconteceu foi que o proprietário do CBGB fez um festival com as 40 melhores bandas não assinadas, e nós o encabeçamos. Depois de fazer esse show, as pessoas já nos conheciam em todo o mundo."
Adiante, Joey falou sobre os shows que o Ramones fez na Inglaterra em 1976 (ano do lançamento do primeiro trabalho da banda). Segundo o cantor, dois grandes nomes do Punk assistiram uma dessas apresentações.
"Nosso álbum foi lançado seis meses antes na Inglaterra do que nos Estados Unidos, e fomos para lá. Vendemos três shows em um clube chamado Roadhouse (...). Depois tocamos em um clube chamado Dingwalls - os garotos que estavam lá nos disseram que éramos responsáveis por eles formarem suas bandas; esses garotos eram Johnny Rotten [vocalista do Sex Pistols] e Joe Strummer [guitarrista/vocalista do The Clash]. Depois disso, o movimento Punk da primeira geração teve início e o mundo mudou desde 76, e nós fomos os responsáveis por tudo isso."
A história do Ramones foi encerrada em 6 de agosto de 1996, quando o último show do conjunto foi realizado. Infelizmente, todos seus integrantes originais morreram. E Joey, que partiu em abril de 2001, foi o primeiro deles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Soulfly: a chama ainda queima
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"


Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Os piores discos dos Ramones, de acordo com o Loudwire
A canção onde começou o punk rock, de acordo com integrante dos Ramones


