Jon Oliva escolhe seu disco preferido do Savatage
Por João Renato Alves
Postado em 01 de fevereiro de 2025
O jornalista Igor Miranda foi o único brasileiro a participar de uma recente entrevista coletiva com Jon Oliva – que pode ser lida na íntegra aqui. A conversa girou em torno do retorno do Savatage, do qual o fundador participará apenas como supervisor em um primeiro momento, por conta de uma série de problemas de saúde que vem enfrentando.
Savatage - Mais Novidades
Nos derradeiros momentos da conversa, o vocalista e multi-instrumentista foi questionado sobre qual seria o melhor álbum da carreira da banda em sua opinião. Ele disse:
"É difícil de responder. O álbum que mais significa para mim é ‘Streets’, porque meu irmão (Criss Oliva, guitarrista falecido em 1993), Paul (O’Neill, produtor e compositor morto em 2017) e eu realmente trabalhamos muito juntos naquele álbum. Levou um ano para gravar. Eu me diverti mais fazendo aquele álbum porque tinha muitas músicas e mostrou todos os lados da banda. Desde músicas como ‘Agony’ e ‘Ecstasy’ até ‘Believe’ e ‘Somewhere in Time’. Esse é provavelmente o meu favorito.
Mas eu gosto de todos. Eu amo ‘Power of the Night’, amo todos eles. Mas escolho ‘Streets’ pela forma como nós três trabalhamos no material e pela gravação, foi o primeiro álbum que fizemos digitalmente. Éramos a cobaia do Record Plant porque eles tinham acabado de obter todas essas coisas digitais e fomos a primeira banda a usar. Foi incrível. Cantei ‘Believe’ umas 304 vezes e… usaram o terceiro take."
Lançado em 4 de outubro de 1991, "Streets: A Rock Opera" foi o sexto disco de estúdio do Savatage. O trabalho conceitual conta a história de DT Jesus, um músico dependente químico que ganha uma nova chance para despontar ao estrelato, mas acaba a desperdiçando por conta de seu comportamento errante.
O roteiro é baseado em "Gutter Ballet", obra de Paul O’Neill cuja faixa-título entrou no disco anterior. Embora nunca confirmado, há indícios de que o protagonista carregue muitas características de Jon Oliva.
Falando em Jon, foi o último álbum onde ele fez todos os vocais principais até "Poets and Madmen", uma década mais tarde. Quase 50 canções foram gravadas durante as sessões, com algumas sendo aproveitadas nos lançamentos subsequentes. Em 2013 foi disponibilizada uma versão "director’s cut", com narrações intercalando as músicas e contando a história.
O Savatage voltará à estrada em 2025 e já tem um show confirmado para o Brasil, dia 19 de abril no Allianz Parque, em São Paulo, durante o Monsters of Rock. Uma segunda apresentação na capital paulista vem sendo especulada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Com show no Brasil, High On Fire confirma primeira turnê pela América Latina
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"


Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
Savatage divulga detalhes completos de novo álbum ao vivo
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Guitarrista do Savatage e ex-Megadeth foi sondado por Ozzy para substituir Jake E. Lee


