Quando o Thin Lizzy encontrou sua sonoridade: A Formação que deu início à "era de ouro"
Por Yuri Apolônio
Postado em 27 de março de 2025
O último lançamento da formação original do Thin Lizzy é o "Vagabonds of the Western World", de setembro de 1973. Nela, a banda apresenta a canção lançada como single, "The Rocker", que dá um pequeno indício do caminho que o grupo tomaria num futuro breve. Apesar de falhar em alcançar as paradas no Reino Unido, a canção vai razoavelmente bem país natal da banda, com o 11º lugar. "The Rocker" é uma das poucas músicas desse período com o guitarrista Eric Bell a permanecer no repertório do Thin Lizzy nos anos posteriores, normalmente como canção de fechamento dos shows.
Thin Lizzy - Mais Novidades
"Vagabonds of the Western World" marca o início da parceria com Jim Fitzpatrick para a criação da ilustração da capa do álbum, assim a estreia de Phil Lynott como co-produtor de um disco.
No final de 1973, por não conseguir lidar com o estilo "vida loka" de guitarrista de banda de rock, Eric Bell deixa o Thin Lizzy, o que faz que logo no dia seguinte a banda contrate Gary Moore para ajudá-los a finalizar a turnê. Moore permanece com a grupo até abril de 74, inclusive participando de algumas canções que serão lançadas no álbum seguinte do Thin Lizzy. Cabe destacar que Gary Moore voltaria a integrar a banda em 1978, período em que grava o maravilhoso "Black Rose".
Com a saída de Moore e não querendo mais ficar na mão por causa de guitarristas, Lynnot decide expandir os horizontes do Thin Lizzy com a inclusão de… dois guitarristas! Os dois primeiros contratados, contudo, ficam somente cerca de três meses, o que obriga Lynnot e Downey realizarem audições para as vagas.
Após alguns dias, a banda anuncia o escocês de somente 18 anos, Brian Robertson, e o californiano Scott Gorham para as guitarras, iniciando uma formação que lançaria junta os próximos quatro álbuns de estúdio do Thin Lizzy.
O disco de estréia do quarteto, o "Nightlife", lançado em novembro de 1974, termina sendo outra decepção comercial, vendendo somente cerca de 10 mil cópias. Por incrível que pareça, mesmo com dois guitarristas e com excessão das canções "It’s Only Money" e "Sha la la", "Nightlife" é um disco mais leve que o anterior
Os guitarristas criticariam posteriormente o produtor Ron Nevison pelo som suave do álbum. Brian Robertson chamaria a produção de "muito boba", enquanto Gorham diria que o disco era "ridiculamente inofensivo". Mas sendo justo, apesar de a produção ser exagerada, tornando a obra até meio "brega" em alguns momentos, julgo se tratar de um disco que passa muito longe de ser um desastre artístico.
Um passo a frente finalmente é dado com a segunda obra da formação e quinto álbum de estúdio do Thin Lizzy: o "Fighting", lançado em setembro de 1975. Com ele, a banda alcança um honroso Top 60 nas paradas britânicas, além de um Top 50 na Suécia.

Para muitos, o "Fighting" marca o início da "era de ouro" do grupo, o que pra mim parece bastante razoável, afinal, é nele que identificamos pela primeira vez o protagonismo das guitarras tocando juntas ou em harmonia, em especial no Lado A.
Dessa obra, destaco quatro canções: 1) O cover de Bob Seger, com quem a banda havia excursionando na última turnê, "Rosalie", que abre o disco; 2) A quase canção-título "Fighting My Way Back"; 3) Gosto também da "Ballad of the Hard Man"; Mas aquela que mais chama atenção é, sem dúvida, a sensacional "Suicide".
O caminho para o Thin Lizzy estava traçado, faltava ainda o sucesso comercial, o que seria alcançado em somente alguns meses com o Jailbreak.
Este texto é um trecho do roteiro para o vídeo "Jailbreak (1976): a história do disco que ajudou a definir o heavy metal", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, conta a história da criação da banda até finalmente obterem algum sucesso comercial, com seu sexto álbum. Se quiser conhecer o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder


O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
Falecido há 40 anos, Phil Lynott estampa a edição atual da revista Classic Rock
Pete Townshend relembra sua única overdose de heroína: "Phil Lynott estava do meu lado"


