Após chamar Red Hot Chili Peppers de "lixo", artista trabalha em música com Flea
Por João Renato Alves
Postado em 13 de março de 2025
Em 2004, Nick Cave deu uma declaração que ressoa até hoje. Durante uma entrevista, o artista australiano declarou: "Estou sempre perto de um aparelho de som questionando: ‘Que porcaria é esse lixo?’ E a resposta é sempre Red Hot Chili Peppers". Não dava para esperar que a fala não chegasse ao alvo.

Logo depois, o baixista Flea respondeu de forma educada, mas sem esconder a tristeza. "Por um segundo isso machucou meus sentimentos, porque eu amo Nick Cave. Tenho todos os discos dele. Não me importo se Nick Cave odeia minha banda porque sua música significa tudo para mim e ele é um dos meus compositores, cantores e músicos favoritos de todos os tempos. Amo todas as encarnações do Bad Seeds. Mas isso só machucou meus sentimentos por um segundo porque meu amor por sua música é maior do que toda essa besteira. E se ele acha que minha banda é ruim, tudo bem."
21 anos depois, Cave abordou o assunto em seu site, The Red Hand Files. Respondendo a um fã americano, ele disse, conforme registrado pela Classic Rock.
"Não houve má intenção, era apenas o tipo de coisa desagradável que eu diria naquela época para irritar as pessoas. Eu era um encrenqueiro, um agitador, me sentindo mais à vontade no papel de um irritante social. Talvez seja uma característica australiana entre as pessoas da minha geração, não sei, mas esse comentário me seguiu pelo último quarto de século."
A seguir, o músico abordou a resposta que recebeu. "Mas o aspecto mais interessante de tudo isso não é o que eu disse sobre os Chili Peppers, mas sim a resposta de Flea, seu baixista. No Facebook, Flea expressou o quão magoado se sentiu com meu comentário, mas continuou dizendo, em grandes detalhes, que amava minha música de qualquer maneira. Escreveu uma carta de amor profundamente generosa e de coração aberto. Lembro-me de ter ficado genuinamente comovido com suas palavras e de pensar em quão elegante ele era, além de sentir em algum nível subterrâneo que eu não conseguia compreender totalmente naquele momento da minha vida, que Flea era um ser humano de um calibre totalmente diferente, na verdade, de uma ordem superior."
A declaração acabou gerando uma aproximação e colaboração. "Ao longo dos anos, eu encontrava Flea em festivais de música onde nossas duas bandas estavam se apresentando e o via nos bastidores quando tocávamos em Los Angeles. Embora não tenhamos nos tornado amigos próximos, meus encontros com ele eram sempre agradáveis — havia uma presença nele que parecia genuína e estranhamente comovente.
Na turnê ‘Push the Sky Away’, perguntamos a Flea se poderia montar um coral infantil do Silverlake Conservatory of Music, que ele fundou, para acompanhar o Bad Seeds no festival Coachella. Quando Warren e eu estávamos na turnê ‘Carnage’, pedimos a ele para se juntar a nós e tocar a música ‘We No Who U R’. Assistir Warren e Flea se apresentando juntos com tanto coração e consideração mútua foi uma visão gloriosa."
Finalizando a explanação, veio a revelação de que os dois estão trabalhando em um cover para um futuro projeto. "Semana passada, Flea me enviou uma música e perguntou se eu gostaria de adicionar alguns vocais. Era para um 'disco de trompete' que ele está fazendo. Não cabe a mim divulgar qual é, apenas digo que é uma música que prezo mais do que a maioria, com indiscutivelmente a melhor letra já escrita. Uma música de tal estima que eu nunca teria ousado cantá-la se Flea não tivesse me pedido.
Fui ao estúdio na quarta-feira e gravei meus vocais. A faixa surgiu como uma linda conversa entre o trompete de Flea e minha voz, cheia de desejo e amor, a música transcendendo suas partes individuais e se tornando uma dança cósmica em evolução lenta, na forma de uma reconciliação e um pedido de desculpas."
Ano passado, o Nick Cave and the Bad Seeds disponibilizou seu 18º álbum de estúdio. "Wild God" chegou ao Top 10 em 22 paradas internacionais, alcançando o número 1 na Bélgica, Croácia, Países Baixos e Suíça. No Reino Unido, ficou em 5º, sendo o disco independente mais vendido na semana de lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio


Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Nick Cave avalia uma música "estilo Nick Cave" feita por inteligência artificial
Nick Cave: Suas 50 maiores músicas, segundo a Mojo


