A participação do Queen na trilha sonora de um dos maiores filmes de fantasia dos anos 80
Por Yuri Apolônio
Postado em 12 de março de 2025
A animação dos membros do Queen após a histórica apresentação no Live Aid, em julho de 85, não só os fez abandonar a ideia de acabar com a banda como também os reuniu para lançarem poucos meses depois o sucesso "One Vision".
Logo após gravarem o single, o Queen recebe a visita do diretor de cinema Russell Mulcahy, que os convida para fazerem parte da trilha sonora para o seu próximo filme, de fantasia e aventura, a ser estrelado por Sean Connery e Christopher Lambert, com o título de "Highlander".
Queen - Mais Novidades
O Queen aceita e passa os próximos meses por quatro diferentes estúdios, incluindo o estúdio próprio, na Suíça, o Musicland, na Alemanha e o The Town House e o Abbey Road, em Londres.
Cabe destacar que o Queen já havia composto a trilha sonora para o "Flash Gordon" no ano de 1980. Mas desta vez, as coisas seriam um pouco diferentes. Nessa ocasião a banda gravaria algumas canções para a trilha, mas depois as rearranjaria para lançá-las em um álbum não creditado como trilha sonora.
As primeiras faixas lançadas da trilha são "Princes of the Universe" e "A Kind of Magic", como singles separados no mês de março de 86, pouco menos de três meses do LP "A Kind of Magic". A primeira delas lembra de certa forma a trilha de "Flash Gordon", em especial quando acelera. Seu clipe foi, digamos, um presente de Russell Mulcahy pelo fato da banda ter aceitado participar da trilha sonora para seu filme. Christopher Lambert até faz uma pontinha para uma luta de espadas com Freddie Mercury.
A canção título, creditada somente à Roger Taylor, foi inspirada na frase em que o personagem de Christopher Lambert, Connor MacLeod, descreve sua imortalidade, dizendo se tratar de "um tipo de magia". Segundo Roger, Freddie se apossou da canção, assim como fez com "Radio Ga Ga" e "One Vision", pois acreditava que ali haveria um grande potencial para o sucesso.
Há duas coisas nessa canção que acho sensacionais: a linha de baixo e a guitarra, a meu ver, um dos mais belos trabalhos de Brian May. É outra canção cujo clipe foi dirigido pelo diretor de Highlander. Seu single foi terceiro lugar nas paradas britânicas.
Das demais canções, "Who Wants to Live Forever" é provavelmente a que mais parece ser parte de uma trilha sonora. Talvez pela presença da orquestra. Apesar de, a meu ver, parecer ser de autoria de Freddie Mercury, é uma peça do guitarrista, que é quem inclusive faz parte dos vocais do início na versão de estúdio. Brian May, que passava por um período difícil em seu casamento, conta que compôs a canção ao se identificar com a história do protagonista de "Highlander", em especial o fato de que se apaixonar traria para ele problemas. Apesar de seu single não ter feito o mesmo sucesso que os anteriores, fez 24º lugar nas paradas do Reino Unido.
Outras canções que fizeram parte de Highlander foram: "One Year of Love", "Gimme the Prize" e "Don't Lose Your Head". A primeira é uma canção um tanto atípica para o Queen, pois se trata de um soul music. Como é de suspeitar, foi composta pelo baixista John Deacon, que optou por usar um solo de sax após uma discussão com Brian May, que nem sequer participa dessa canção.
O início "Gimme the Prize" já entrega quem a compôs. É uma canção estranha. É boa mas não é. Eu adoro do rockão do Queen, mas essa aqui parece deslocada, ou algo do tipo. "Don't Lose Your Head", de autoria do baterista, é uma peça totalmente contaminada pela sonoridade mais chatinha dos anos 80.
Este texto é um trecho do roteiro para o vídeo "A história do Queen após o Live Aid: o A Kind of Magic e a despedida de Freddie Mercury dos palcos", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, dou continuidade à série de vídeos em que conto a história do Queen por meio de seus discos. Se quiser conhecer o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico


O beatle favorito de Freddie Mercury: "Sempre preferi, gênio absoluto. Não sei por quê"
A música "fabulosa" do Queen que Brian May nunca se cansa de tocar
A única música do Queen gravada na frente das câmeras, mas Brian May se arrependeu
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O guitarrista que fez Brian May duvidar do próprio talento: "Senti que eu não sabia tocar"
A opinião respeitosa de Rob Halford sobre Freddie Mercury e o Queen
Show do Queen mudou a vida de Bobby Ellsworth, vocalista do Overkill
A música do Queen em que Freddie Mercury tentou barrar um dos grandes momentos de Brian May
O integrante do Queen que poderia ter sido Phil Collins
A banda favorita de todos os tempos de Freddie Mercury: "Sempre foi meu cantor favorito"
Sérgio Moro elege banda clássica de Rock como sua favorita


