Porque há um álbum do AC/DC que Angus Young considera ideal para guitarristas
Por Bruce William
Postado em 11 de março de 2025
O AC/DC se destacou dentre seus contemporâneos pelo talento em exibir uma abordagem direta e crua no rock. E uma das espinhas dorsais do som da banda eram as guitarras de Angus e Malcolm Young, que mesclavam simplicidade e agressividade de forma única, estando essa essência incrustada em todos os seus álbuns. Mas há um deles em particular que Angus considera um verdadeiro manual para guitarristas.
AC/DC - Mais Novidades
Lançado em 1977, "Let There Be Rock" foi um dos álbuns mais intensos da fase Bon Scott. A banda já havia consolidado sua sonoridade em discos anteriores, mas desta vez resolveu levar tudo ao extremo. O disco trouxe alguns dos solos mais marcantes da carreira de Angus, além de faixas que ajudaram a definir o som do AC/DC, o que leva muitos a dizer que o álbum parece ser uma coletânea de clássicos do grupo.
Em uma declaração resgatada pela Far Out, Angus Young explicou por que considera esse trabalho um marco para qualquer guitarrista: "O álbum no qual conseguimos fazer mais coisas com as guitarras provavelmente foi 'Let There Be Rock'. Ao longo do disco, há muitos solos e muitos breaks. Gosto muito de alguns deles. Todos os dias, entrávamos no estúdio com algo novo. Me diverti bastante durante toda a gravação."
Além de ser um disco essencial para fãs de rock, "Let There Be Rock" também teve impacto direto em outros músicos. Dave Mustaine, do Megadeth, já declarou que esse foi o álbum do AC/DC que mudou sua vida. O disco serviu como um exemplo de como o rock poderia ser explosivo sem perder a pegada direta e sem frescuras. E para Angus, esse álbum representou a essência do que o AC/DC sempre quis entregar: um som cru, enérgico e sem restrições. Se há um disco da banda que qualquer guitarrista deveria estudar, esse é o que mais se aproxima de uma aula de rock and roll sem limites.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler


Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


