A frase que John Lennon retirou de hit por achar "brega demais" para usar em uma música
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de março de 2025
John Lennon sempre teve um olhar crítico sobre suas composições, especialmente quando se tratava de letras. Embora sua parceria com Paul McCartney tenha produzido algumas das músicas mais icônicas dos Beatles, Lennon costumava evitar clichês e frases que soassem sentimentais demais. Um exemplo disso foi durante a criação de "Mind Games" (1973), quando ele descartou um verso que considerou óbvio e ultrapassado. A entrevista foi resgatada pela Far Out.
John Lennon - Mais Novidades
A faixa originalmente se chamava "Make Love Not War", mas Lennon decidiu mudar o título e parte da letra por achar a mensagem excessivamente repetitiva. "Era um clichê tão grande que já não dava mais para dizer isso. Então escrevi de forma mais abstrata, mas a história era a mesma. Quantas vezes você pode dizer a mesma coisa repetidamente?", explicou o músico.
Na época, o otimismo dos anos 1960 estava sendo colocado em xeque, e muitos viam o movimento hippie como ingênuo. Lennon, que já havia se engajado em diversas causas políticas e sociais, percebeu que precisava reformular sua mensagem. O resultado foi "Mind Games", uma canção que manteve a essência pacifista, mas com uma abordagem mais sutil e introspectiva.
John Lennon e o álbum "Mind Games"
Apesar das críticas mistas na época do lançamento, "Mind Games’ se tornou um álbum significativo na discografia de John Lennon, marcando seu retorno a composições mais melódicas após a fase politicamente engajada de "Some Time in New York City".
Com uma sonoridade mais refinada e um leque de influências que iam do rock clássico ao soul, "Mind Games" apresentou músicas que hoje são clássicos, como "Out the Blue e I Know (I Know)", nas quais Lennon expressa vulnerabilidade e autorreflexão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Casal é flagrado em ato libidinoso antes do show do Guns N' Roses no Download 2026
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) anuncia novo álbum solo, "Born With a Hammer"
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"


John Lennon e a sua complicada relação com a fama
O grande problema da música de John Lennon que ataca Paul McCartney, segundo o próprio
O álbum que John Lennon se arrependeu de lançar com Yoko Ono; "Quase arruinou tudo"
O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo filho de John Lennon e Yoko Ono
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
O gênero musical que John Lennon não suportava: "As pessoas ao redor dele..."
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
O álbum dos Beatles que todos amam e John Lennon elogiou, mas depois ficou com um pé atrás
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O álbum dos Beatles onde George conseguiu superar Paul e se igualar a John


