O dia que Chico Buarque tirou onda com o Radiohead por ter sido ele quem batizou a banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de abril de 2025
O legado de Chico Buarque na música brasileira é inquestionável, mas o alcance de sua obra vai muito além das fronteiras do país — e até além da língua portuguesa. Uma curiosa história envolvendo o nome da banda britânica Radiohead ilustra bem essa influência silenciosa, mas poderosa, da MPB no cenário internacional.
Radiohead - Mais Novidades

De acordo com o site da Nova Brasil FM, tudo começa com a faixa "O Último Blues", lançada por Chico em 1985, no disco "Ópera do Malandro". Na letra, o personagem imagina uma mulher dançando blues em seu quarto, em uma cena que ocorre, segundo o próprio Chico, na "Rádio Cabeça" — tradução literal de Radio Head.
A expressão chamou atenção de David Byrne, vocalista da banda Talking Heads, que lançou no ano seguinte, 1986, a música "Radio Head", incluída na trilha sonora do filme "True Stories". Inspirado pela sonoridade e pelo conceito do termo, Byrne trouxe para o inglês a ideia criada por Chico.

Cinco anos mais tarde, conforme conta o Correio Braziliense, uma banda inglesa chamada On a Friday buscava um novo nome, após exigência de sua gravadora. Entre as opções, os músicos liderados por Thom Yorke se encantaram com o título da canção dos Talking Heads — e nasceu, assim, o Radiohead que conhecemos hoje.
Em 2011, durante uma entrevista à Rolling Stone Brasil (Via Tenho Mais Discos Que Amigos), Chico confirmou que já havia brincado com a situação. Durante um jogo beneficente em Lisboa, ele e Phil Selway, baterista do Radiohead, estavam no banco de reservas. Ao ser escalado como titular, enquanto Selway ficava de fora, Chico comentou com bom humor: "Falei pra ele: ‘Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha!’"

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps