O artista que Phil Collins acusa Yes de ter copiado o estilo: "Você passa por modas"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de abril de 2025
O químico francês Antoine Lavoisier dizia que na natureza "nada se cria; tudo se transforma". No mundo da música, essa conclusão parece que encontra respaldo já que é praticamente impossível encontrar alguém com estilo 100% original – tudo parece ser em uma medida ou outra copiado de alguém que veio antes. No caso do Yes, o lendário Phil Collins concluiu que o grupo se apropriou do jeito de tocar de outra lenda: o baterista de jazz Buddy Rich.
Yes - Mais Novidades

O assunto surgiu em entrevista resgatada pela Far Out em que Collins comentou sobre sua antiga obsessão por Buddy Rich, lendário baterista norte-americano: "Sempre fui fascinado pelas big bands. Adorava a primeira banda do Buddy Rich. Era um fã enorme. Comprei todos os álbuns dele."
Contudo, o elogio logo deu lugar à crítica. "Você passa por modas na bateria, e eu não idolatro mais o Buddy Rich. Eu o admiro, respeito o que ele fez e como ainda manda ver aos 60 anos", afirmou. E emendou: "O que ele fazia com as big bands foi copiado por muitos grupos — a banda Yes é um deles. Esse estilo de arranjo acabou entrando no rock’n’roll."

Phil Collins e Buddy Rich
Apesar de ser considerado um dos grandes bateristas da história, o próprio Phil Collins também tem seus ídolos. Perguntado pela BBC Radio 6 [ ] (via Igor Miranda), em 2016, revelou quem considera o melhor de todos os tempos nas baquetas. A escolha recaiu sobre um lendário músico americano.
"Além dos Beatles, The Who e todos os outros do rock e do pop, sempre ouvi bastante big bands de jazz. Buddy Rich é o melhor baterista de todos. Conheci-o através do medley de ‘West Side Story’, em 1965. É uma obra de arte incrível. Quem ainda não conhece tem que conferir. É algo que eu gostaria de fazer algum dia."

Em outra entrevista, publicada pelo Rock and Roll Garage, ele declarou: (via Igor Miranda) "Eu acho que seria impossível para qualquer baterista não aprender algo assistindo Buddy. Outro dia, quando eu estava ensaiando com a minha banda, os músicos e a equipe assistiram o vídeo ‘Birdland’. Aquilo atraiu todo mundo para a tela da TV. Ficavam se perguntando: ‘Como ele faz isso?’"

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps