Mikael Åkerfeldt, do Opeth, não acredita em ser "fiel às raízes"
Por João Renato Alves
Postado em 20 de abril de 2025
Quem acompanha a carreira do Opeth sabe que a banda não se prendeu a uma fórmula, experimentando diversos caminhos em sua discografia. O vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt concedeu entrevista à Monsters of Rock TV antes da nova vinda ao Brasil e falou sobre o tema, deixando claro não acreditar em fidelidade às raízes. Ele disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
Opeth - Mais Novidades
"Para ser sincero, não presto muita atenção às nossas raízes. Elas estão lá, independentemente de eu querer ou não, então não preciso pensar muito sobre esse tipo de coisa. Acho que alguns dos nossos fãs provavelmente discordariam e diriam que abandonamos nossas raízes, e até certo ponto, suponho que isso seja verdade. Mas a essência do nosso trabalho, desde o início, não era nos apegar a um som específico ou — como se diz? — a uma direção específica. A ideia sempre foi continuar evoluindo."
O frontman deixou claro que a proposta remete aos primórdios do grupo. "Lembro-me de que, desde o início, conversamos entre nós sobre como seria ótimo se pudéssemos ser uma daquelas bandas que fazem o que querem. Mesmo quando gravamos o primeiro álbum, eu tinha 19 anos, mas já tinha começado a me aventurar no death metal. Curtia muito rock progressivo. Curtia música de cantores e compositores. Comprei alguns discos de jazz, alguns de fusion, música clássica, todo tipo de coisa. E logo no começo senti que seria impossível continuar em uma banda se não me permitisse compor música sem limites. E quem vai impor limites para nós? Quer dizer, ninguém está nessa posição.
E no começo, nem tínhamos fãs, achávamos que podíamos fazer o que quiséssemos. Não havia referências. Éramos só nós tentando compor músicas que gostássemos. E bem cedo começamos a mudar. Quer dizer, o primeiro álbum é parecido com o segundo, mas aí fizemos uma mudança, e depois disso fizemos outra mudança, e depois mais tarde fizemos outra mudança. E sempre evoluiu. E eu sempre gostei disso. Não acredito em permanecer fiel às raízes, porque essas raízes não existem da mesma forma na nossa banda como existem em outras. Nossas raízes sempre foram evoluir."
Recentemente, o Opeth ganhou o Grammis – versão sueca do Grammy – pelo álbum "The Last Will and Testament", na categoria hard rock/heavy metal. O trabalho chegou ao Top 10 em 8 paradas europeias, com destaque para o 3º lugar na Alemanha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Quanto Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
Como surgiu o hit "I Was Made for Lovin' You", do Kiss, segundo Desmond Child
O músico que resumia os Estados Unidos para Charlie Watts, dos Rolling Stones
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
O riff de Kerry King que nasceu nos bastidores da turnê de despedida do Slayer

Os 11 álbuns de metal conceitual mais assustadores da história, segundo a Loudwire
Rolling Stone publica listas com os 200 melhores rocks do século atual
Steven Wilson confirma que segundo álbum do Storm Corrosion está sendo preparado
A banda dos anos 1970 com a música mais épica da história, segundo Mikael Åkerfeldt
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Tatiana Shmailyuk, do Jinjer, gosta de ouvir disco do Opeth quando vai dormir


